Quais são as praias com mais ataques de tubarão no Brasil?

O Brasil está entre os países com maior registro de ataques de tubarões em seu litoral. Por isso, é importante saber em quais praias existe mais chances de ocorrer um encontro com esse temido predador marinho.

O tubarão-tigre é um dos recorrentes nos ataques que acontecem nas praias de Pernambuco. A espécie está presente em diversas partes do litoral brasileiro, e também em partes do mundo como o Caribe. 

Foto de Brian J. Skerry
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 1 de mar. de 2024, 14:31 BRT

Brasil tem uma longa história de relação entre seu extenso litoral e a presença de tubarões em algumas de suas praias. Recentemente, o Museu de História Natural da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, fez um estudo de investigação sobre as interações (não provocadas) entre tubarões e seres humanos em todo o mundo em 2023; e entre todos os países que tiveram ataques de tubarões, o Brasil ficou em quarto lugar, com três ocorrências oficiais no último ano – sendo superado apenas por Estados Unidos, AustráliaNova Caledônia

Para quem viaja pela enorme costa brasileira, que possui 10,9 mil quilômetros de extensão e mais de 270 cidades à beira-mar – como informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – é importante saber quais são as praias com maior possibilidade de encontrar um tubarão no mar, a fim de evitar qualquer tipo de problema, interação não intencional e até possíveis ataques fatais

Pernambuco: o estado com mais presença de tubarões em praias


estado de Pernambuco, localizado na região Nordeste, é o que mais registra a presença de tubarões em suas águas rasas e, consequentemente, o que possui mais interação e ataques de tubarões a banhistas. A região do Grande Recife, especialmente, é o principal foco da presença do animal – tendo, inclusive, várias placas de sinalização em praias sobre esse perigo. 

Apesar de haver relatos anteriores, foi em 1992 que Pernambuco começou a registrar oficialmente os primeiros ataques de tubarões, de acordo com as autoridades locais. Segundo algumas pesquisas realizadas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), uma série de fatores faz com que os ataques sejam mais frequentes em Pernambuco, como: 

  • Topografia do litoral pernambucano, especialmente no trecho entre a Praia do Pina, na Zona Sul do Recife, e a Praia do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho. Isso se deve a presença de um canal profundo perto da costa e antes dos recifes de coral, o que facilita a passagem dos tubarões quando a maré sobe;
  • Escassez de comida devido à degradação ambiental nos canais para onde os tubarões são atraídos. Eles acabam indo para as praias em busca de alimentação;
  • Construção de complexos portuários e o esgoto despejado no mar, na região.

Após três ataques (não fatais) que ocorreram em menos de 20 dias em 2023, o governo do Estado de Pernambuco resolveu lançar uma grande campanha de prevenção em toda a costa da região metropolitana do Recife, conforme foi relatado pela Agência Brasil. 

A praia de Piedade, em Jaboatão de Guararapes, em Pernambuco, já teve mais de 20 ataques de tubarão desde 1990. O estado do Pernambuco é o recordista de ataques deste animal no Brasil. 

Foto de Wikimedia Commons Divulgação

Em quais praias se encontram mais tubarões no Brasil?

  • Praia de Boa Viagem, em Recife

A Praia de Boa Viagem, uma das mais centrais e famosas da capital pernambucana, é a que mais possui registros de ataques de tubarão, tendo registrado mais de 60 ataques e cerca de 25 mortes desde 1992. A praia é repleta de placas de advertência sobre a possível presença de tubarões no mar.

  • Praia de Piedade, em Jaboatão de Guararapes, Pernambuco 

Localizada na cidade de Jaboatão de Guararapes, na região conhecida como Grande Recife, a Praia de Piedade já presenciou mais de 20 ataques de tubarões dos anos 1990 até hoje. Dois dos três ataques que ocorreram em 2023 foram justamente neste local – sendo que o terceiro caso ocorreu em uma praia de Olinda, também na região metropolitana de Recife.  

  • Praias de Cabo de Santo Agostinho 

Várias praias do município de Cabo de Santo Agostinho já registraram seis ataques de tubarões em suas águas desde os anos 1990 até hoje. Só no ano de 2021, o litoral da cidade teve seis casos notificados, segundo a UFRPE. 

  • Praias da Ilha de Fernando de Noronha

Apesar da Ilha de Fernando de Noronha estar distante da costa litorânea de Pernambuco, suas praias possuem mais de 10 registros de ataques de tubarão, especialmente na região da Baía de Sueste, sendo um local não recomendado para mergulhos pelos estudiosos da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Há registros de ataques de tubarões em outras regiões do litoral brasileiro, como em São Sebastião, em São Paulo, e na praia de Atalaia, em Aracajú, Sergipe, mas nenhuma região possui tantos casos como Pernambuco

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados