Qual o maior terremoto já registrado no mundo? Foi mais perto do Brasil do que você imagina

Em 1960, um país na América do Sul foi atingido por um terremoto que causou mais de 1.600 mortes.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 11 de set. de 2023, 13:06 BRT, Atualizado 4 de abr. de 2024, 10:06 BRT
O terremoto no Chile deixou cerca de 1.655 pessoas mortas.

O terremoto no Chile deixou cerca de 1.655 pessoas mortas.

Foto de Michael S. Yamashita

Na última sexta-feira, dia 8 de setembro, um terremoto com magnitude de 6.8 graus atingiu o Marrocos, no norte da África. O epicentro foi a 71 km da cidade histórica de Marrakech, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

O abalo sísmico deixou mais de 2.600 mortos e outras milhares de pessoas desabrigadas e feridas. Apesar da dimensão da tragédia, não se trata do maior terremoto já registrado no mundo.

(Você pode se interessar por: Por que acontecem tantos terremotos em Taiwan?)

Há 63 anos, ocorria o maior terremoto já registrado no mundo

O dia 22 de maio de 1960 poderia ter sido uma data normal no Chile se um terremoto de magnitude 9.5 graus não tivesse atingido a costa do país, próximo à cidade de Valdívia.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), instituição considerada referência mundial na área, esse terremoto de 1960 foi o maior já registrado no século 20.

Por falta de equipamentos e tecnologia de medição nos séculos anteriores, é possível que tenha havido outros abalos sísmicos ainda maiores, mas sem dados oficiais.

O terremoto no Chile deixou cerca de 1.655 pessoas mortas, 3 mil feridos e mais de 2 milhões de desabrigados, relata o USGS. Os danos materiais foram estimados em 550 milhões de dólares (mais de 4,8 bilhões de dólares, em valores atualizados pela inflação), calcula uma reportagem sobre o tema produzida pela National Geographic Estados Unidos

Os dados acima são estimativas e o número de mortes pode ser ainda maior dependendo da fonte consultada – há relatos de que as perdas humanas seriam superiores a 5 mil. 

Os estragos, inclusive, não se resumiram ao Chile. O terremoto levou a um tsunami e teve impacto em outros países.

Em decorrência do violento terremoto no Chile, até mesmo o Havaí, território pertencente aos Estados Unidos, foi atingido por ondas de aproximadamente 11 metros de altura, resultando na morte de 61 pessoas. Países como Japão e Filipinas também foram impactados por esse acontecimento que entrou para a história.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados