Nuvem funil: descubra o que é esse raro fenômeno atmosférico
As nuvens de funil são tornados pequenos e relativamente fracos. Na imagem, nuvens em Lošinj, Croácia.
Eventos climáticos extremos podem causar danos a cidades e afetar populações inteiras e mesmo quando não têm o potencial destrutivo de uma inundação ou uma seca prolongada, podem impactar a vida das pessoas. Entre esses fenômenos de médio impacto está a formação da chamada nuvem funil, que é rara, mas quando acontece chama a atenção e pode indicar perigo.
(Vale a pena ler também: O que é uma Cidade-esponja e como ela funciona para evitar enchentes?)
O que são nuvens funil e o que elas podem causar?
Os funis de ar frio ou nuvens funil, são pequenos tornados, relativamente fracos, que podem se originar de uma chuva ou tempestade quando o ar em altitude está excepcionalmente frio, explica a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
A entidade detalha que as nuvens de funil são consideradas tornados de categoria 3 (vórtices convectivos e de cisalhamento localizados). Essa categoria também inclui tempestades terrestres e marinhas.
Um funil de tornado se forma sob uma nuvem de trovoada. Kansas.
(Você pode se interessar por: Mata Atlântica: os 3 fatos essenciais sobre esse bioma)
Esses fenômenos são mais comuns no outono e na primavera, quando o Sol é capaz de aquecer os níveis mais baixos da atmosfera, fazendo com que essa transmissão de calor (convecção) se espalhe e forme chuvas, diz a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).
A agência governamental norte-americana observa que, embora os funis de ar frio geralmente sejam inofensivos, eles podem ocasionalmente atingir a costa e causar danos.
No Brasil, diversos estados já registraram a ocorrência de nuvens funil, como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, além do Distrito Federal, só para citar alguns.