Quais são as consequências das tempestades de areia e poeira?

O dia 12 de julho marca o Dia Internacional das Tempestades de Areia e Poeira, eventos naturais que podem afetar a economia e também a saúde das pessoas.

As tempestades de areia podem ter efeitos muito negativos sobre setores como a pecuária e a agricultura.

Foto de KORY CROHN NOAA National Severe Storms Laboratory (CC BY-NC-SA 2.0)
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 11 de jul. de 2024, 12:07 BRT

Um artigo da Organização das Nações Unidas (ONU) detalha que as tempestades de areia e poeira afetam cerca de 330 milhões de pessoas em todo o mundoocorrem desde a África subsaariana até o norte da China e da Austrália – e podem ser mais prejudiciais do que se imagina. 

Intitulado “Sandstorms wreak worse havoc on desert communities due to climate change” (algo como “Tempestades de areia causam mais estragos em comunidades desérticas devido à mudança climática”), esse documento ajuda a esclarecer e conscientizar sobre os perigos representados por essas tempestades e incentiva a cooperação global para mitigá-las.

Também nesse sentido, a data de 12 de julho foi escolhida pela ONU para ser o Dia Internacional das Tempestades de Areia e Poeira. Descubra como fenômenos como esses podem chegar a causar danos na economia, no meio ambiente e na saúde das pessoas.

(Leia mais: Qual é a origem do termo Gondwana, o supercontinente que existiu nos primórdios da Terra)

Tempestades de areia e poeira: impacto econômico e ambiental

As tempestades de areia e poeira podem ter efeitos devastadores para a economia, especialmente em setores como a agricultura e a indústria. A destruição de plantações e a morte de animais são apenas algumas das consequências diretas, diz a agência internacional. 

Além disso, as tempestades sujam o maquinário e podem interromper o tráfego aéreo, obrigando os aviões a pousar e gerando custos adicionais para as companhias aéreas e os passageiros, entre alguns exemplos de danos.

As tempestades de areia e poeira podem ser um problema para a saúde humana, pois podem causar doenças como asma e pneumonia, de acordo com a ONU.

Foto de Nichole Sobecki

As consequências para a saúde de quem passa por tempestades de areia ou poeira

As partículas de poeira transportadas pelo ar também representam sérios riscos à saúde humana. Aproximadamente 40% dos aerossóis (um conjunto de partículas minúsculas) nos níveis mais baixos da atmosfera são compostos de partículas de poeira transportadas pelo vento. Quando essas partículas entram no sistema respiratório, podem causar doenças como asmapneumonia, afirma a ONU.

As partículas mais finas de areia ou pó tem o potencial também de penetrar profundamente nos pulmões, atingir a corrente sanguínea e afetar vários órgãos. Um estudo de 2014 citado pela ONU estimou que a exposição a partículas de poeira resultou em 400 mil mortes prematuras em todo o mundo.

Além disso, as tempestades de poeira podem atuar como vetores de doenças infecciosas, acrescenta a ONU. 

A meningite meningocócica, uma infecção bacteriana do cérebro, tem uma alta incidência no chamado "cinturão da meningite" da África Subsaariana, onde as condições de poeira favorecem sua disseminação. Se não for tratada, essa doença é letal em 50% dos casos, conclui a agência.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados