FOTOS: Como o estado da Baja California salva comunidades pesqueiras
As populações de peixes despencam em outros lugares, mas, o estado mexicano, as comunidades limitam a pesca para manter estoques fartos e preservar um modo de vida.
Publicado 7 de mar. de 2022, 07:49 BRT

os animais têm papel importante no turismo em lugares como a Reserva da Biosfera Archipiélago de Revillagigedo, no Pacífico, cerca de 400 quilômetros a sudoeste da península. Ali, os mergulhadores veem cenas como esta, em que peixes Holacanthus clarionensis fazem limpeza em uma arraia-jamanta.
Foto de Thomas PeschakUm tubarão-branco desliza nas águas da Reserva da Biosfera Isla Guadalupe, a 200 quilômetros da costa. Mergulhadores são atraídos a este lugar, um dos dois pontos no planeta onde estes tubarões se reúnem em águas claras. O ecoturismo em Baja rende milhões de dólares para o México.
Foto de Thomas PeschakAs comunidades de Baja têm diversas estratégias para sobreviver com os recursos do mar. Alguns dependem do turismo, como o ex-pescador da Baía Magdalena que leva os visitantes para ver tubarões, baleias e pelicanos que mergulham para pescar.
Foto de Thomas PeschakO filhote de elefante-marinho-do-norte vem espiar a câmera perto da Ilha Guadalupe. Nas reservas, espécies antes quase extintas podem se reproduzir. Uma questão fundamental para a conservação dos mares hoje é: como maximizar essa capacidade de recuperar as populações?
Foto de Thomas Peschak