Conflitos entre humanos e hipopótamos explodem em área intocada do Quênia

Inundações e as consequências econômicas da covid-19 estão colocando pescadores famintos contra hipopótamos famintos — trazendo consequências mortais.

Populações de tubarões e arraias sofreram declínio de 70% nos oceanos em meio século

Segundo os especialistas, existem soluções como a regulamentação do comércio internacional de tubarões e uma pesca mais sustentável.

Em rara demonstração de solidariedade, 14 nações se comprometem a proteger oceanos

O pacto de maior alcance do mundo para proteger e manter a saúde dos oceanos nos leva a acreditar que os sérios problemas que afetam nossos mares podem ser resolvidos.

Baleias ameaçadas estão assustadoramente magras e preocupam estudiosos

As baleias-francas-do-atlântico-norte estão em pior forma do que suas primas do sul – parte disso se deve ao fato de ficarem presas em equipamentos de pesca.

As descobertas mais fascinantes da década passada sobre os tubarões

De animais que andam aos grandes-tubarões-brancos que migram distâncias incríveis, veja por que esses peixes dentados merecem nosso respeito.

Tubarões em grave declínio em recifes de todo o mundo

No maior estudo do gênero, cientistas constataram ausência de tubarões que vivem próximos a recifes de coral em 58 países. Mas ainda há esperança.
2:51

Comunidades tradicionais entre o extrativismo e a conservação nos mangues amazônicos

Na Amazônia Atlântica no estado do Pará, moradores de reservas extrativistas promovem ações para manter biodiversidade de ambientes costeiros.

Nas reentrâncias amazônicas, comunidades equilibram conservação e extrativismo

A leste da foz do rio Amazonas, no encontro da floresta tropical com o Oceano Atlântico, um mosaico de paisagens naturais que se estende por centenas de quilômetros é protegido por pescadores e coletores.

Jantares luxuosos podem mudar a realidade do peixe considerado o “rei dos corais”

O mercado de luxo dos peixes vivos de recifes de coral ameaça o peixe-napoleão. Será que seus “cílios” marcantes poderiam ajudar a salvá-lo?

Como o inseticida mais popular do mundo levou os peixes de uma região ao colapso

Os neonicotinoides aniquilaram o plâncton e os peixes de um lago japonês e provavelmente estão prejudicando ecossistemas aquáticos em todo o mundo, sugerem novas pesquisas.

Os últimos pescadores de Copacabana

Em meio ao aumento da pesca industrial e à redução dos cardumes, a quase centenária Colônia de Pesca Z-13 resiste em uma das praias mais famosas do Brasil.

O mar está ficando sem peixe, apesar da promessa dos países de controlarem a situação

Os principais países que prometeram reduzir o financiamento destinado à pesca estão, no entanto, aumentando os benefícios às indústrias de pescado.

Haenyeo, Mulheres do Mar: uma tradição secular mantida por senhoras coreanas

Com idade entre 65 e 92 anos, as Haenyeo praticam uma modalidade de pesca submarina tradicional usando apenas o ar dos próprios pulmões.

Senhoras coreanas mergulham para manter tradição de pesca centenária

O encontro entre as mulheres Haenyo e o fotógrafo colaborador da National Geographic Luciano Candisani já rendeu um documentário e um livro. Agora, os retratos entram em exposição inédita em São Paulo.

Fotos: Pescadores lutam para sobreviver no segundo maior lago do mundo

O lago Vitória sustenta milhares de pessoas, mas o uso excessivo provocou o colapso das populações de peixes. Uganda enviou soldados — mas será que adiantou?
Meio Ambiente

Pescadores lutam para sobreviver no segundo maior lago do mundo

O lago Vitória sustenta milhares de pessoas, mas o uso excessivo provocou o colapso das populações de peixes. Uganda enviou soldados — mas será que adiantou?
Meio Ambiente

As mudanças climáticas estão reduzindo populações essenciais de peixes

Ao longo dos últimos 80 anos, o aquecimento global tem afetado populações de peixes em todo o mundo, e muitas foram drasticamente reduzidas.

Icônica concha das Bahamas pode desaparecer em breve

Sem intervenção, a lesma terrestre que carrega uma concha brilhante pode sumir de diversas regiões em apenas 10 anos.

25 milhões de animais marinhos são impactados por pesca fantasma no Brasil por ano, estima relatório

Aproximadamente 580 kg de redes são perdidos na costa brasileira diariamente. Petrechos de pesca matam diversas espécies e atingem até a Amazônia.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados