#PossoExplicar

A inteligência artificial ainda vai dominar humanos?

A inteligência artificial que temos hoje ainda é muito restrita. Um programa desenvolvido para jogar xadrez, por exemplo, pode ganhar dos melhores enxadristas do mundo, mas não identifica um objeto numa imagem.

Uma única árvore da Amazônia bombeia do solo para a atmosfera mil litros de água por ...

Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil

Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.

Todas as aves são parentes próximos de um grupo de dinossauros com penas dos quais evoluíram ...

Os dinossauros ainda vivem entre nós?

Ainda hoje convivemos com animais que evoluíram a partir de um grupo de dinossauros com penas que sobreviveu ao impacto de um asteroide há 66 milhões de anos.

#POSSOEXPLICAR

Será possível reviver animais extintos?

Cientistas de todo o mundo correm para desenvolver técnicas de reprodução a partir de vestígios de animais mortos, mas os resultados até agora são tímidos.

Como os sonhos podem prever o futuro

Segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro, os sonhos evoluíram nos mamíferos há 200 milhões de anos como um oráculo biológico probabilístico – uma ferramenta poderosa, mas subestimada pelos humanos modernos.

Quando a humanidade pisará em Marte?

Segundo Ivair Gontijo, engenheiro brasileiro da Nasa, esse dia vai chegar, mas demora. Enquanto isso, jipe-robô que ele ajudou a projetar leva nossos olhos – e ouvidos – ao Planeta Vermelho.

O acidente de Chernóbil pode ocorrer de novo em outro lugar?

A resposta é não, mas reatores como os usados na usina da União Soviética que explodiu em 1986, chamados RMBK, ainda estão operando.

Nat Geo Canal

Posso Explicar

Com o conceito de que ciência é entretenimento, o talk show 'Posso Explicar' apresenta temas diversos do universo da ciência conduzidos por Miá Mello. A cada episódio, o programa trará celebridades brasileiras como convidados especiais, participando de entrevistas e quadros variados, como esquetes humorísticas e experimentos científico-tecnológicos. Gostou? A produção original 'Posso Explicar' estreia 24 de março, às 21h, no National Geographic.

Ciência, tecnologia e Miá Mello: confira os convidados especiais de 'Posso Explicar'

O talk show científico do National Geographic estreia 24 de março e conta com nomes como Fábio Porchat, Sabrina Sato, Vitão e Rafael Portugal.