As melhores viagens do mundo para amantes de dinossauros

Uma paleontóloga experiente revela seus locais favoritos para ver os fósseis.

Publicado 11 de jul. de 2018 15:59 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020 03:22 BRT
Camelos andam pelas dunas de areia do Deserto de Gobi, que se estende do norte da ...
Camelos andam pelas dunas de areia do Deserto de Gobi, que se estende do norte da China até o sul da Mongólia.
Foto de JAY DICKMAN, National Geographic Creative

Paleontóloga e exploradora da National Geographic, Bolortsetseg Minjin passou a vida investigando o remoto Deserto de Gobi, na Mongólia, procurando por sinais de dinossauros. Usando seu treinamento e paixão por história antiga, Minjin desenvolveu um sexto sentido para descobrir onde fósseis podem aparecer. Aqui estão alguns de seus lugares favoritos para fósseis, com a Mongólia no topo da lista. “Eu adoraria ver mais pessoas virem conhecer meu país”, diz ela.

Deserto de Gobi, Mongólia

Ande pelos lugares onde o feroz Velociraptor, estrela de Jurassic Park, caçou e criou seus filhotes. Se você for paciente (e sortudo), você pode encontrar ossos de um Pinacossaurus de duas toneladas ou os ovos colocados pelo herbívoro Protoceratops. Faça um tour guiado, como o “Discover Mongolia”, da National Geographic, que inclui uma ida ao local de estudo de paleontologia Penhascos Flamejantes, uma parte protegida de um parque que Minjin ajudou a criar. Conte com condições ensolaradas e com vento e fique de olho nos grupos de gazelas mongóis.

Alberta, Canadá

No Parque Provincial dos Dinossauros, um local que é Patrimônio Mundial da UNESCO, marque uma viagem com guia aos locais dos fósseis, onde pode aprender como identificar fósseis de dinossauros. Planeje com antecedência, Minjin avisa, porque as visitas lotam rápido. E fique na área por três dias, para poder andar de canoa no Rio Red Deer e visitar o Royal Tyrrell Museum of Paleontology em Drumheller, que fica a duas horas dali. Lá, você vai conhecer o incrivelmente bem preservado nodossauro de 110 milhões de anos, um herbívoro blindado.

Colorado e Utah, Estados Unidos

O Dinosaur National Monument é uma rápida viagem ao período jurássico. Os fósseis incluem o Stegosaurus de cauda pontiaguda, o carnívoro Allosaurus e o Camarasaurus de pescoço comprido. Não deixe de visitar o Quarry Exhibit Hall, construído “no penhasco onde há ossos de dinossauros saindo da terra”, diz Minjin. Passe a noite em um dos seis acampamentos do local e marque uma viagem de rafting no Rio Colorado.

Continuar a Ler

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados