Quais são as maiores ilhas do mundo?
A vegetação emerge da lava em uma paisagem vulcânica em Papua Nova Guiné, na ilha de Nova Guiné.
De uma forma ou de outra, todos nós – habitantes da Terra – vivemos em massas de terra cercadas por água. Afinal, o planeta é composto por continentes e ilhas, em sua porção terrestre, margeados pelos oceanos do mundo.
Mesmo que os continentes não estejam ligados a outros por terra e possuam fronteiras aquáticas, eles não são considerados ilhas, conforme explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido). Afinal, tecnicamente as ilhas são porções de terra menores, sendo que algumas ficam isoladas e outras fazem parte de grandes arquipélagos.
(Você pode se interessar: Quais são os países com mais vulcões? Spoiler: um deles está na América do Sul)
As ilhas são muito diversas em seus formatos, podem ser habitáveis ou não, e variam em vegetação, clima, formação geológica além de, claro, tamanho. Há ilhas minúsculas enquanto outras ilhas são tão grandes que abrigam países – algumas delas, aliás, abrigam até mais de um país em seu território.
Quando se pensa em “qual é a maior ilha do mundo”, logo vem em mente a Austrália, pois como ela não está conectada a nenhuma outra massa terrestre, poderia ser considerada uma ilha.
No entanto, como relata a Britannica, a Austrália é tão grande (tem mais de 7 milhões e 600 mil km²) que é mais comumente considerada uma massa de terra continental – sendo assim, o menor continente do planeta.
Diante desses dados, qual seria, então, a maior ilha do mundo? E quais as 5 ilhas que compõem o ranking das maiores ilhas da Terra? Confira a seguir.
Montanhas ao longo do canal de navios no sudeste da ilha da Groenlândia, no Oceano Atlântico Norte.
As 5 maiores ilhas do mundo
O Fórum Econômico Mundial listou as maiores ilhas do mundo – não considerando a Austrália como uma ilha. O mesmo critério também foi usado pela Britannica, que lista as 5 maiores ilhas da Terra elencadas pelo órgão de economia mundial. Ambas as fontes consideram a Groenlândia como a maior de todas as ilhas terrestres.
1. Groenlândia
A fria Groenlândia é considerada a maior ilha do mundo. Localizada no Oceano Atlântico Norte, é conhecida por sua vasta tundra e imensas geleiras. A ilha é tão grande que tem o tamanho equivalente a três vezes o estado norte-americano do Texas. A Groenlândia totaliza mais de 2 milhões de km² e se estende por cerca de 2.670 km de norte a sul, e mais de 1.050 km de leste a oeste em seu ponto mais largo, de acordo com a Britannica.
A Groenlândia pertence à Dinamarca, mas possui um governo local para assuntos internos e sua capital é Nuuk. Sua população é formada principalmente por inuítes – uma nação indígena esquimó presente nas regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia.
A cidade de Illulissat, na Groenlândia, com a gelada baia Disko ao fundo.
2. Nova Guiné
A ilha de Nova Guiné pertence ao arquipélago malaio oriental, localizado no Oceano Pacífico Ocidental, ao norte da Austrália. A segunda maior ilha do mundo abriga porções de dois países: Indonésia e Papua Nova Guiné. Em sua metade ocidental compreende províncias indonésias de Papua e Papua Ocidental; e sua metade oriental compreende a maior parte de Papua Nova Guiné, um país independente desde 1975.
Ela tem cerca de 2.400 km de comprimento (de noroeste a sudeste) e cerca de 650 km de largura em sua parte mais larga (de norte a sul).
(Leia também: Aquecimento e aumento dos níveis do Oceano Pacífico atingem níveis alarmantes, diz ONU)
3. Bornéu
Bornéu é uma ilha que também pertence ao arquipélago malaio, no Sudeste Asiático, em pleno Oceano Pacífico Ocidental. É uma grande ilha com muita diversidade de flora e fauna, conforme explica a Britannica.
Essa é mais uma grande ilha que tem porções de dois países distintos. A Indonésia constitui o maior componente político da ilha e, ao longo da costa noroeste e da ponta norte estão dois estados constituintes da Malásia. Bornéu tem um comprimento de 1.336 km de nordeste a sudoeste e uma largura máxima de 960 km.
O lêmure-de-cauda-anelada (Lemur catta) observa o vale e os arrozais na ilha de Madagascar.
4. Madagascar
Localizada a apenas 400 km da costa do continente africano, no Oceano Índico, a ilha de Madagascar é um país independente e sua capital é Antananarivo.
A ilha é o lar de uma vida selvagem muito singular, incluindo cerca de 40 espécies de primatas lêmures, animal nativo de Madagascar, e aproximadamente outras 800 espécies de borboletas, conforme a Britannica. A ilha tem cerca de 587 mil km².
Acima, o Auyuittuq National Park na ilha Baffin, no Canadá, que recebe visitantes para conhecer a inóspita e gélida ilha ao norte do país, na região Nunavut.
5. Ilha Baffin, Nunavut
A maior ilha do Canadá fica no território Nunavut, na fria região norte do país da América do Norte. O seu nome é em homenagem a William Baffin, um navegador britânico do século 17.
Apesar de ter uma extensão de cerca de 507 mil km², a ilha é praticamente desabitada, com exceção de algumas pequenas vilas costeiras, segundo a enciclopédia inglesa.