3 plantas domésticas que podem ser venenosas para animais de estimação

Elas são plantas populares e a ingestão de partes delas pode causar febre, vômitos e até conjuntivite em cães e gatos.

Publicado 27 de fev. de 2023, 10:15 BRT

"Dude the Boston terrier" é alérgico a grama e deve usar roupas e sapatos nas caminhadas para proteger a pele.

Foto de Michael George

As plantas domésticas trazem beleza ao lar. Entretanto, algumas podem ser prejudiciais aos animais de estimação, adverte o Farmers’ Almanac, um periódico norte-americano publicado desde 1818 que fornece informações sobre clima, astronomia e jardinagem.

Em geral, cães e gatos são afetados por plantas com substâncias tóxicas após comerem folhas, caules, flores e sementes, explica o artigo Poisonous Houseplants for Dogs and Cats (Plantas domésticas para Cães e Gatos, em tradução livre), do livro The Book of Articles (2022).

Além disso, a publicação argumenta que a gravidade do envenenamento é influenciada por fatores relacionados às plantas, como a concentração de toxinas, estágio de crescimento, clima ou solo. Há ainda fatores relacionados aos animais, como o estado do sistema imunológico, raça, idade, sexo e nutrição. Entre as plantas mais tóxicas, o capítulo menciona:

1. Figueira

A figueira (Ficus Benjamina) é a mais popular do gênero Ficus. Em seu ambiente natural, assume a forma de uma árvore de até 30 metros de altura, com ramos delicados e inclinados. Como o artigo detalha, ela tem folhas pequenas, suspensas, verdes claras e com uma borda branca.

As folhas, casca e frutos (figos) da figueira contêm substâncias bioativas que oferecem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. Entretanto, a seiva vegetal contém compostos tóxicos como uma enzima chamada ficina, cujo consumo pode causar irritação da pele e das membranas mucosas dos animais, diz a publicação.

2. Flor-da-fortuna (Kalanchoe

A flor-da-fortuna é utilizada em ambientes internos e é apreciada por florescer em várias cores, mesmo em condições de pouca luz.

Foto de INA VANDEBROEK

Kalanchoe é um gênero composto de aproximadamente 150 a 200 espécies de plantas suculentas que são utilizadas em ambientes internos e são apreciadas por florescerem em várias cores, mesmo em condições de pouca luz. Elas são conhecidas popularmente como flor-da-fortuna.

De acordo com o Farmers’ Almanac, estas plantas contêm um composto químico chamado bufadienolides que, se ingerido, causam sintomas gastrointestinais como vômitos e diarreia em animais de estimação. As plantas também podem causar arritmia cardíaca em casos raros.

Todas as espécies do gênero Kalanchoe são venenosas. Os níveis mais altos de químicos tóxicos são encontrados nas flores, embora todas as partes da planta possam ser venenosas, observa o artigo do The Book of Articles.

3. Poinsétia

Os visitantes observam as poinsétias florescendo sob as grandes samambaias de Boston, Longwood Gardens, Kennett Square, Pensilvânia (1951).

Foto de B. Anthony Stewart

A poinsétia (Euphorbia pulcherrima), popularmente conhecida como flor de Natal – muito usada como decoração nessa época do ano –, é nativa do México e da Guatemala. A flor também é considerada uma das mais perigosas para os pets, de acordo com o The Book of Articles.

Após o consumo desta planta, os animais de estimação frequentemente apresentam sintomas como febre, hipersalivação, vômitos e diarreia. O contato com a pele causa irritação local e prurido. Além disso, o contato direto com os olhos pode causar conjuntivite e lacrimejamento.