Conheça quatro curiosidades sobre os papagaios

Eles são uma das aves com o cérebro mais desenvolvido e têm a capacidade de imitar todos os tipos de sons, vozes e chamados de outros animais.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 31 de mai. de 2023, 16:25 BRT
Dois Keas, papagaios alpinos, sentam-se juntos no Parque Nacional Arthurs Pass, Nova Zelândia.

Dois Keas, papagaios alpinos, sentam-se juntos no Parque Nacional Arthurs Pass, Nova Zelândia.

Foto de SHUTTERSTOCK

papagaio é uma ave da ordem Psittaciformes e está distribuída em todo o mundo. Apesar de sua diversidade, uma em cada três espécies está ameaçada de extinção, afirma a World Parrot Trust (WPT), organização que promove o Dia Mundial do Papagaio, celebrado em 31 de maio. 

Trata-se de uma das aves mais inteligentes e longevas do mundo, com as maiores espécies vivendo até 50 anos, de acordo com a enciclopédia brasileira de aves WikiAves. Quais outras curiosidades você conhece sobre essa espécie? Confira a seguir. 

(Saiba mais: Qual é o animal vivo mais antigo do mundo?)

1. Bicos dinâmicos permitem que os papagaios falem e comam com facilidade

Os papagaios têm bicos longos e afiados, com a mandíbula superior maior do que a inferior, que não está presa diretamente ao crânio. Diferentes articulações dentro da cabeça se unem à boca, o que lhes permite movê-la para cima, para baixo e para os lados, informa a WikiAves. É por essa razão que o bico é um ótimo instrumento que permite imitar sons, vozes e chamados de outros animais. 

As ranhuras nas mandíbulas de muitos psitacídeos permitem que eles agarrem o alimento com firmeza e quebrem cascas com facilidade, além de saborear o néctar e o pólen das flores com as papilas gustativas da língua. 

2. Papagaios formam pares para a vida toda

De acordo com a enciclopédia brasileira, os papagaios têm uma vida social ativa. Eles formam pares de acasalamento cujos laços são mantidos por toda a vida, e demonstram seu amor escovando as penas, tocando os bicos e alimentando-se mutuamente. 

No entanto, poucas aves do gênero Psittaciformes fazem ninhos fora das árvores para se estabelecer e botar ovos. Exemplos de aves que constroem ninhos na copa das árvores incluem o periquito (Pyrrhura devillei) e a arara de coleira (Pyrrhura devillei). Na maioria das vezes, os papagaios formam seus ninhos nos buracos das árvores. 

Seus filhotes, de acordo com a WikiAves, nascem sem penas e cegos, o que exige cuidados prolongados dos pais, que contribuem com dieta predominantemente vegetal.

3. Os psitacídeos formam uma grande família

De acordo com a Encyclopedia of Life (EOL), um banco de dados que compila informações sobre todas as espécies conhecidas de seres vivos na Terra, a ordem de aves Psittaciformes é composta por um total de 426 espécies de papagaios, divididas em 108 gêneros e 8 famílias. 

Isso inclui grupos como QuercypsittidaeStrigopidae Vastanavidae, e sua relação mais comum é que todos eles precisam voar para se deslocar de um ponto a outro. 

4. O papagaio é um pássaro sujeito à exploração humana

Embora a EOL informe que o habitat natural do papagaio são as regiões tropicais e subtropicais do mundo, eles são uma das aves mais comercializadas no planeta devido à sua popularidade como animais de estimação. Estima-se que, em 2021, cerca de 50 milhões de papagaios (metade deles) viviam dentro de lares humanos como animais de estimação. 

A captura de Psittaciformes selvagens para o comércio, bem como a caça, a perda de habitat e a competição com espécies invasoras, diminuíram a população em seus locais naturais. É por isso que, de acordo com a EOL, eles estão sujeitos a mais exploração do que qualquer outro grupo de aves. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados