Os 5 fatos que você ainda não sabia sobre os pinguins

No Dia Mundial do Pinguim, comemorado em 25 de abril, confira algumas curiosidades sobre essas aves.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 25 de abr. de 2023, 10:42 BRT
Pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus), uma das 18 espécies existentes do animal.

Pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus), uma das 18 espécies existentes do animal.

Foto de Thomas P. Peschak

Os pinguins são aves altamente adaptadas ao ambiente marinho devido à aerodinâmica de seu corpo.  

Entre essas características, destacam-se as asas em forma de barbatana (usadas para se locomover na água), a cauda curta e as pernas, que servem como uma espécie de leme e os mantêm eretos em terra firme, explica a Global Penguin Society (GPS), uma organização reconhecida internacionalmente pela conservação das espécies de pinguins em todo o mundo. 

Confira, a seguir, cinco curiosidades sobre os pinguins.

1. Que tipo de aves são os pinguins?

Esse vertebrado de sangue quente é a única espécie de ave da família Spheniscidae

Embora tenha membros em forma de asas e um corpo revestido por penas, como o resto das aves, a GPS afirma que o pinguim é único pelo fato de todas as 18 espécies de pinguim existentes compartilharem duas características principais: são marinhas e não voam. 

Há milhões de anos, o Hemisfério Sul não tinha grandes predadores terrestres como o Hemisfério Norte. Isso favoreceu a evolução de aves que não voam, como o pinguim, o cormorão-das-galápagos (Phalacrocorax harrisi), que habita as Ilhas Galápagos, no Equador, e o pato-vapor-de-cabeça-branca (Tachyeres leucocephalus), que vive em Chubut, na Argentina

2. Qual é o habitat dos pinguins?

Os pinguins podem ser observados nas costas e ilhas abaixo da linha do Equador, na parte sul do continente africano, na América, na Antártida, na Austrália e na Nova Zelândia. 

“Os pinguins de Magalhães registram uma das migrações mais longas entre as aves que não voam: 5.000 quilômetros por ano. Eles permanecem na água por 6 meses e podem até dormir flutuando.”

por Global Penguin Society

Eles são encontrados principalmente em terra firme, quando se acasalam e criam seus ovos durante meses. Entretanto, a GPS indica que 80% de sua vida ocorre no mar (ambiente no qual buscam seus alimentos).

As costas do Oceano Atlântico fornecem uma abundância de fitoplâncton, o primeiro elo da cadeia alimentar da ave marinha. "Essa abundância se deve, em parte, ao encontro de duas correntes oceânicas: a quente, que vem do Brasil, e a fria, que vem das Malvinas", diz a GPS. 

3. Quais são as características da pele do pinguim?

Devido à alternância de seu habitat, os pinguins podem suportar mudanças constantes de temperatura em seus corpos por causa da plumagem isolante do frio e da abundante camada de gordura em sua pele. 

Isso se deve à posição entrelaçada de suas penas, que conseguem reter a temperatura corporal debaixo d'água e ainda dão flutuabilidade ao animal, explica a GPS.

No entanto, esse isolamento térmico causa um “problema” para o pinguim fora da água em climas temperados, pois a pele e as penas não permitem que ele remova o calor do corpo. 

É por isso que eles perdem calor por meio de manchas sem penas no rosto, nas pernas e nas nadadeiras, ou seja, em todas as partes do corpo que não têm penas. Os pinguins também ofegam para regular sua temperatura. 

mais populares

    veja mais

    Colônia de pinguins no topo de um iceberg. Ilha Paulet, Antártica.

    Foto de Keith Ladzinski

    4. Os pinguins são animais monogâmicos

    Graças à maneira pela qual os pesquisadores estudam os pinguins (eles registram os indivíduos desde o nascimento com um anel na nadadeira esquerda, acompanhado de um número e um transmissor via satélite), é possível aprender fatos curiosos sobre o estilo de vida do animal. 

    Entre eles:

    • No caso dos pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), essa espécie pode nadar em um corredor que vai da costa em que ele partiu até 250 km dela;
    • A GPS foi capaz de identificar um casal de pinguins-de-magalhães que permaneceu junto por 17 anos consecutivos a partir do dia em que foram registrados;
    • Os pinguins-de-magalhães, pinguins-de-humboldt (Spheniscus humboldti)  e pinguins-das-galápagos (Spheniscus mendiculus) têm uma particularidade: quando um deles encontra um parceiro, eles geralmente se encaram e se movimentam como se estivessem dançando

    Além disso, os pinguins são animais gregários, ou seja, vivem em comunidades e formam laços hierárquicos. Quando constroem seus ninhos, põem os ovos e criam os filhotes até eles poderem se defender e se alimentar por conta própria.

    5. Quais são as principais ameaças aos pinguins?

    Na natureza, as ameaças aos pinguins são os leões-marinhos (Otariinae), os elefantes-marinhos (Mirounga), as orcas (Orcinus orca) e as aves da família Procellariidae, que podem atacar os filhotes que saem da colônia pela primeira vez. 

    O corpo do pinguim tem uma vantagem contra os predadores: dá a possibilidade de camuflagem, informa a GPS. 

    Visto de cima, o dorso preto do pinguim se mistura com as profundezas escuras do oceano e passa despercebido por animais que caçam do ar. De baixo, o peito branco se mistura com o brilho da luz que atinge a água. 

    A principal ameaça ao pinguim, entretanto, são os seres humanos, pois o animal é caçado como fonte de alimento e óleo. 

    De acordo com a GPS, é uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo devido às mudanças climáticas, à pesca excessiva, à poluição de seu habitat natural e às práticas de turismo predatório. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados