As 5 curiosidades que você não sabia sobre os lagartos, o grupo mais diversificado entre os répteis

Existem quase 5 mil espécies desses animais no mundo e, apesar do grande número, todas têm características em comum. Descubra quais são.

Um bútio gigante (Smaug giganteus), réptil da África do Sul.

Foto de SHIVAN PARUSNATH
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de ago. de 2023, 13:59 BRT

Os lagartos (animais do grupo chamado Lacertilia) fazem parte de um grupo de conhecidos como répteis. Juntamente com as subordens das cobras (Serpentes) e das cobras cegas (Amphisbaenia), eles formam a ordem Squamata, como explica a Encyclopedia of Life (EOL), um portal pertencente ao Museu de História Natural Smithsonian, dos Estados Unidos, especializado em fornecer informações sobre a vida na Terra.

Atualmente, são conhecidas cerca de 5 mil espécies de lagartos, incluindo iguanas, camaleões e lagartixas, acrescenta a EOL. A maioria deles tem quatro patas, orelhas com abertura externa e pálpebras móveis. Além dessas características, aqui estão alguns fatos interessantes sobre esses répteis.

(Você pode estar interessado: Quais são as cobras mais perigosas do mundo?)

1. Os lagartos podem mudar de cor

De acordo com a Encyclopedia of Life, todos os lagartos têm a capacidade de mudar de cor em resposta ao seu ambiente ou em momentos de perigo. O exemplo mais típico é o camaleão.

Um lagarto agamid (Agamidae) no Parque Nacional Gunung Palung, Província de Kalimantan Ocidental, Bornéu, Indonésia.

Um lagarto agamid (Agamidae) no Parque Nacional Gunung Palung, Província de Kalimantan Ocidental, Bornéu, Indonésia.

Foto de Tim Lamán

2. Os lagartos podem perder suas caudas 

Algumas espécies são capazes de quebrar e soltar suas caudas quando estão em perigo ou são capturadas por um predador, observa o site. Essa capacidade é chamada de autotomia e, quando isso acontece, a cauda se regenera, embora na nova versão as vértebras sejam substituídas por um tubo cartilaginoso, explica a EOL.

3. Alguns lagartos não têm pernas

Algumas espécies de lagartos, chamadas de cobras ou lagartos de vidro, não têm pernas funcionais, apesar de terem pernas esqueléticas vestigiais, diz a EOL. Embora possam se assemelhar às cobras, esses animais se distinguem delas pela presença de aberturas timpânicas e pálpebras.

4. Praticamente nenhum lagarto é venenoso

De acordo com a Encyclopædia Britannica, apenas um gênero de lagarto é venenoso: o Heloderma, que inclui as espécies: monstro de Gila (Heloderma suspectum) e o lagarto de contas (Heloderma horridum)

Ambas as espécies são habitantes do oeste do México e do sul do estado do Texas, nos Estados Unidos. Além disso, o EOL comenta que o dragão de Komodo, encontrado nas florestas da Indonésia, também pode ser venenoso.

mais populares

    veja mais
    Um lagarto de grandes dimensões no Parque Nacional de Komodo, que fica Ilha de Komodo, Indonésia.

    Um lagarto de grandes dimensões no Parque Nacional de Komodo, que fica Ilha de Komodo, Indonésia.

    Foto de Stefano Unterthiner

    5. Os lagartos são o grupo mais diversificado de répteis

    Já de acordo com a Encyclopædia Britannica (plataforma de educação existente no Reino Unido), os lagartos são o grupo de répteis modernos com a maior diversidade de formas e tamanhos. Os comprimentos variam de alguns centímetros, no caso de algumas lagartixas do Caribe, por exemplo, a quase 3 metros, como acontece com o dragão de Komodo, acrescenta o site do museu norte-americano. 

    Além disso, o peso dos lagartos adultos varia de menos de 500 gramas a mais de 150 quilos, conclui a Britannica.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados