Qual a diferença entre o crocodilo e o jacaré?

Entenda as características que diferem esses dois répteis – algumas delas são visíveis e fáceis de serem observadas.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 30 de ago. de 2023, 12:49 BRT
Um crocodilo nada na água perto de Puerto Jiménez, na Costa Rica.

Um crocodilo nada na água perto de Puerto Jiménez, na Costa Rica.

Foto de Charles Hamilton James

Os crocodilos e os jacarés são frequentemente confundidos como se fossem o mesmo tipo de animal. Realmente, eles possuem muitos pontos em comum, como a aparência, o fato de serem predadores e pertencerem à mesma ordem (Crocodylia).

No entanto, eles não são o mesmo animal, segundo a Encyclopædia Britannica, plataforma de dados voltada para a educação do Reino Unido. As diferenças incluem a família desses répteis, algumas características físicas e seu comportamento. 

Jacarés e crocodilos: quais as diferenças entre os dois animais?

crocodilo pertence à família Crocodylidae e o jacaré, à família Alligatoridae. Entretanto, a maneira mais prática para distinguir um do outro é observar a sua aparência.

O formato do focinho dos crocodilos é mais estreito, semelhante à forma da letra V. Nos jacarés, por outro lado, o focinho é mais largo e se assemelha a um formato de U.

Um jacaré aparece na superfície do pântano de Okefenokee, nos Estados Unidos.

Foto de Ira Block

Outro ponto a ser observado está em suas bocas. No caso dos jacarés, os dentes de baixo geralmente não são visíveis quando a boca está fechada. Isso é exatamente o oposto no caso dos crocodilos, cujos dentes aparecem na mandíbula inferior.

A cor da pele traz uma diferença notável. Os crocodilos são de cor oliva, enquanto os jacarés são cinzentos ou apresentam tons pretos.

Crocodilos e jacarés possuem ainda diferenças em seu habitat. De acordo com a Britannica, os jacarés são encontrados no continente americano e vivem nas margens de rios, lagos e outros ambientes com água.

mais populares

    veja mais

    Crocodilo nadando próximo a Puerto Jiménez, na Costa Rica.

    Foto de CHARLIE HAMILTON JAMES

    Os crocodilos também habitam pântanos, lagos e rios, mas algumas espécies chegam à água salgada. Por exemplo, o crocodilo-poroso (Crocodylus porosus) e o crocodilo-americano (Crocodylus acutus) são capazes de viver em águas marinhas e podem nadar quilômetros até o oceano, embora normalmente ocupem habitats de água doce e salobra (água com salinidade intermediária).

    Por fim, em relação ao comportamento de cada um, os crocodilos são mais agressivos ao atacar do que os jacarés.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados