O Tyrannosaurus rex podia atingir seis metros de altura.

Quantos T-Rex viveram na Terra? Um estudo científico revela esse número

Um dos dinossauros mais ferozes (e populares) de todos passou a ter um grande número de espécimes vivos durante o período Cretáceo.

O Tyrannosaurus rex podia atingir seis metros de altura.

Foto de CHARLES R. KNIGHT
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 11 de out. de 2023, 18:00 BRT, Atualizado 4 de jul. de 2025, 11:08 BRT

Tyrannosaurus rex foi um dinossauro carnívoro gigante da família Tyrannosauridae. Ele é conhecido por dezenas de fósseis encontrados no oeste da América do Norte, em especial no Canadá, Novo México e no sul dos Estados Unidos

O T-Rex viveu próximo ao final do período Cretáceo, de 66 a 68 milhões de anos atrás. Naquela época, centenas de milhares desses indivíduos habitavam a Terra.

De acordo com a Encyclopedia of Life (EOL), o Tyrannosaurus rex foi um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos e o principal predador de seu ecossistema. O dinossauro tinha 12 metros de comprimento e uma altura total de 4 metros do pé ao quadril. Seu peso variava entre 5.4 e 6.8 toneladas. 

Além disso, o T-Rex tinha uma mandíbula de 1,5 metro de comprimento com dentes grandes, afiados e em um formato que lembra o de uma banana. Isso permitia ao dinossauro atacar com mordidas esmagadoras as suas presas. 

Apesar de sua fama como um dos dinossauros mais conhecidos do mundo, a ciência ainda não havia estimado quantos indivíduos da espécie existiram durante seu tempo na Terra. Mas agora já se calcula melhor quantos T-Rex viveram no planeta

LEIA MAIS: sobre o T-Rex, National Geographic sugere.

  1. O T-Rex sabia nadar? Fósseis revelam como esses gigantes agiam na água
  2. O ancestral desaparecido do T-Rex: cientistas descobrem o “príncipe dragão”
  3. T-Rex desenvolveu "ar-condicionado" gigante para manter o cérebro refrigerado
  4. Será que humanos e dinossauros poderiam coexistir? Eis os fatos científicos

Quantos Tyrannosaurus rex habitaram a Terra durante o período Cretáceo

Estimar a quantidade de espécies extintas, especialmente aquelas que desapareceram há milhões de anos, é uma tarefa complicada, reconhece um estudo da revista científica "Science" publicado em abril de 2021 e intitulado “Abundância absoluta e taxa de conservação do Tyrannosaurus rex”.

Para resolver o enigma, os pesquisadores associaram o tamanho do corpo e a densidade populacional em espécies existentes para estimar características como distribuição, biomassa total e persistência de este que é um dos dinossauros mais conhecidos.

Com base no conhecimento atual sobre o Tyrannosaurus rex e no estudo de espécies vivas existentes, o artigo chegou à seguinte estimativa: a abundância do Tyrannosaurus rex em um determinado momento foi de quase 20 mil indivíduos e ele persistiu como espécie por aproximadamente 127 mil gerações. 

Portanto, o número total de T-Rexes que já habitaram a Terra é estimado em 2,5 bilhões de indivíduos.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados