O que os dinossauros comiam? Conheça a dieta das criaturas mais fascinantes da pré-história

Descubra dois tipos completamente diferentes de alimentação entre os maiores animais terrestres registrados pela paleontologia.

Ilustração de um tiranossauro rex com seu filhote emplumado.

Arte de MICHAEL W. SKREPNICK
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 6 de jun. de 2023, 14:15 BRT

Desde basear a dieta em uma tonelada de plantas ricas em nutrientes por dia até ser o maior predador carnívoro em sua cadeia alimentar, descubra mais sobre o mundo alimentar desses incríveis dinossauros no artigo a seguir. 

Dieta do T-Rex : o maior carnívoro terrestre de todos os tempos

O primeiro dinossauro a entrar na lista é o Tyrannosaurus rex, um terópode da família Tyrannosauridae, que viveu próximo ao final do período Cretáceo, há cerca de 68 milhões de anos. Com 12 metros de comprimento e pesando entre 5400 e 6800 quilos, "ele é conhecido como o maior carnívoro terrestre de todos os tempos", afirma a Encyclopedia of Life (EOL), em seu site. 

Ele era o maior predador de todo o seu ecossistema, comendo uma dieta carnívora de dinossauros herbívoros com chifres e bicos de pato, de acordo com a EOL, que também explica que a fera podia caçar presas vivas e se alimentar de carcaças. As vítimas do T-rex eram engolidas por sua forte mandíbula, que media até 1,5 metro de comprimento e era acompanhada por grandes dentes em forma de banana. 

101 | Dinossauros
Tudo o que você precisa saber sobre os maiores animais que já pisaram na Terra. Veja como eles se comportavam e descubra fatos curiosos sobre a extinção deles.

O maior fóssil de dente já registrado, segundo a EOL, tem quase 30 centímetros de comprimento, incluindo a raiz. Além disso, ele se destacava por seus olhos ligeiramente inclinados para a frente, olfato desenvolvido e audição aguçada, o que o tornava um dinossauro corajoso e eficiente na caça.

(Relacionado: O que causou a extinção dos dinossauros?

O superalimento vegetal consumidos pelos saurópodes

Por outro lado, os saurópodes (Sauropoda), a maior criatura a caminhar sobre a Terra, comiam uma dieta de vegetais pré-históricos, diz um artigo publicado pela revista Science, em outubro de 2019, chamado Sauropods grew up eating 'superfoods' with robust beaks. Como eles poderiam ter energia suficiente para carregar o peso de mais de 10 elefantes africanos (Loxodonta africana) com uma dieta baseada apenas em vegetais?

De acordo com a pesquisa relatada pela Science, havia uma planta em abundância que era "surpreendentemente rica em nutrientes que poderiam ter sido um dos pilares da dieta dos saurópodes", para que eles pudessem adquirir grandes volumes de nutrientes em um curto espaço de tempo. A equipe baseou o estudo no conteúdo nutricional do Equisetum, também conhecido como "rabo de cavalo". 

A Equisetum, quando submetida a um teste de fermentação de cinco dias com o mesmo gás produzido pelo intestino do saurópode em seu ciclo alimentar, liberou mais energia do que qualquer outro grupo de plantas, incluindo 16 gramíneas modernas, afirma a Science. Trata-se de uma planta rica em proteínas e muito mais nutritiva do que as samambaias (Filicopsida), cicadáceas (Cycadopsida) e coníferas (Pinophyta), mais comuns na era dos dinossauros.

Para economizar energia, os saurópodes ficavam parados em um lugar e usavam o pescoço (com até mais de 10 metros de comprimento em algumas espécies) e a boca para pegar o alimento do topo das árvores. De acordo com o estudo citado pela Science, os animais devoravam quase uma tonelada de matéria vegetal por dia. 

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados