Quais são os benefícios do espinafre para a saúde?

O alimento é cheio de vitaminas e minerais que ajudam no funcionamento de diversas partes do corpo. Saiba como ele beneficia nutricionalmente o organismo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de abr. de 2023, 16:41 BRT
Hortaliças cultivadas em uma fazenda vertical. Newark, Nova Jersey, Estados Unidos. Folhas verdes como o espinafre ...

Hortaliças cultivadas em uma fazenda vertical. Newark, Nova Jersey, Estados Unidos. Folhas verdes como o espinafre ajudam a impulsionar o sistema imunológico.

Foto de Luca Locatelli

O espinafre é uma verdura caracterizada por suas folhas verdes escuras e é rico em nutrientes, sendo uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, como as vitaminas K, A, C, ácido fólico, ferro e cálcio. 

Por isso mesmo, o espinafre pode trazer muitos benefícios para a saúde, como reforça Thais Barca, médica especialista em nutrição aplicada e nutrição esportiva funcional. 

Entre os benefícios à saúde, a verdura ajuda a fortalecer o sistema imunológico. De acordo com Thais Barca, a vitamina C presente no espinafre sustenta o sistema imunológico, aumentando a capacidade do organismo de combater doenças e infecções.

Além disso, o espinafre também ajuda a manter a saúde ocular por conter luteína e zeaxantina, antioxidantes que ajudam a proteger os olhos contra danos causados pelos raios UV (provenientes do sol). Outro bem que o alimento pode trazer é proteção cardíaca por ser rico em potássio, um mineral essencial para o controle da pressão arterial e para a redução do risco de doenças cardiovasculares, segundo a nutricionista. 

As vantagens do alimento não param por aí. Segundo a nutricionista, o espinafre contém nutrientes (cálcio e vitamina K) essenciais para os ossos. “Ele é, inclusive, uma excelente fonte não-animal de cálcio para vegetarianos, veganos ou pessoas que não consomem leite e derivados por algum motivo”, recomenda a nutricionista. 

Por fim, a nutricionista também diz que o espinafre ajuda no funcionamento intestinal por ser uma boa fonte de fibra. Isso também faz com que a verdura previna a constipação. 

Não há uma recomendação específica de quantidade de consumo de espinafre, mas ele pode ser incluído na dieta sem medo. “Por ser um vegetal de baixa caloria e riquíssimo em nutrientes e fibras, o consumo pode ser feito à vontade, assim como outros alimentos do grupo dos vegetais folhosos”, diz Barca. 

Outros alimentos tão benéficos quanto o espinafre

Existem mais alimentos que também podem ser incluídos na dieta caso você procure os mesmos benefícios que o espinafre. De acordo com a nutricionista, alimentos como frutas cítricas, mamão, acerola, pimentão vermelho e amarelo, brócolis, couve e manteiga são opções de fontes de vitamina C e também ajudam na saúde do organismo. 

Além disso, a nutricionista também indica couve de Bruxelas, brócolis, couve flor, acelga, rúcula, alface romana, repolho, aspargos e ervas frescas (manjericão, salsinha e coentro) como boas fontes de vitamina K. 

Por fim, a nutricionista ressalta que antes se você busca potencializar os benefícios dos alimentos à saúde, o ideal é procurar atendimento nutricional especializado para adequar a sua alimentação às suas necessidades. 

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Ciência
O que a má alimentação faz com o nosso corpo?
Ciência
Como a alimentação ajuda o sistema imunológico, segundo a medicina
Ciência
Como ter uma vida longa e com saúde, segundo a ciência
Ciência
5 recomendações para uma alimentação saudável
Ciência
O que acontece se você comer frutas todos os dias

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2023 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados