Saiba como cuidar da sua saúde renal

Medidas gerais de prevenção, como fazer exercício e não fumar, podem fazer a diferença. No Dia Mundial dos Rins, descubra todas as recomendações.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de mar. de 2023, 12:44 BRT

Jovem doou seu rim para um desconhecido. Warrens, Wisconsin (EUA). A principal função dos rins é remover toxinas e excesso de água do sangue.

Foto de Lynn Johnson

Os rins têm aproximadamente o tamanho de um punho humano e estão localizados na parte inferior do abdómen, por baixo da caixa torácica. A sua principal função é remover toxinas e excesso de água do sangue, mas também ajudam a controlar a pressão arterial, produzem glóbulos vermelhos e mantêm os ossos saudáveis, relata o website da organização do Dia Mundial dos Rins (WKD, na sigla em inglês).

Para promover a saúde renal, foi criado o Dia Mundial dos Rins, comemorado todos os anos na segunda quinta-feira de março, como uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (SIN) e da Federação Internacional de Fundações de Rins – Aliança Mundial dos Rins (IFKF-WKA, na sigla em inglês).

O site do WKD informa em seu website 8 maneiras de cuidar dos seus rins todos os dias e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças renais.

1. Exercício físico

De acordo com a página do WKD, o exercício contribui para manter um peso corporal ideal, baixando a pressão arterial e reduzindo o risco de doença renal crônica.

2. Seguir uma dieta saudável

Além disso, recomenda-se uma dieta saudável a fim de manter um peso corporal ideal, reduzir a pressão arterial, prevenir a diabetesdoenças cardíacas e outras condições associadas a doenças renais crônicas.

Entre os bons hábitos alimentares, o site do WKD sugere a redução da ingestão de sal (a ingestão de sódio recomendada é de 5-6 gramas por dia) e a limitação da quantidade de alimentos processados.

3. Verificar e controlar os níveis de açúcar no sangue

Cerca de metade das pessoas com diabetes não sabem que a têm, informa a página do WKD. É por isso que é importante verificar os níveis de açúcar no sangue: cerca de metade das pessoas com a doença desenvolvem danos renais. No entanto, isto pode ser prevenido ou limitado se a diabetes for bem controlada.

4. Monitorar a pressão arterial

Por outro lado, o controle da pressão arterial é desejável para quem se aproxima da meia-idade, uma vez que a pressão alta pode danificar os rins. "Isto é especialmente provável quando está associado a outros fatores, tais como diabetes, colesterol elevado e doenças cardiovasculares”, informa o site do WKD.

5. Beber água suficiente

O nível apropriado de ingestão de líquidos depende de muitos fatores, incluindo exercício, clima, condições de saúde, gravidez e lactação.

Além disso, as pessoas com doenças renais, cardíacas ou hepáticas devem consultar o médico sobre a ingestão de líquidos apropriados para elas.

6. Não fumar

Fumar diminui o fluxo de sangue para os rins, por isso é importante não fumar. De acordo com a organização, quando menos sangue chega aos rins, eles podem tornar-se menos capazes de funcionar normalmente. Além disso, "fumar aumenta o risco de câncer nos rins em 50%".

7. Não se automedicar

"Medicamentos comuns, tais como anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) ou analgésicos (por exemplo, medicamentos como o ibuprofeno), podem danificar os rins se tomados regularmente", alerta o site do WKD. A organização recomenda não os tomar regularmente e consultar um médico sobre a administração destes remédios.

8. Fazer exames regulares 

Finalmente, o website do Dia Mundial dos Rins salienta que devem ser feitos os controles da função renal, especialmente se o paciente tiver um ou mais fatores de alto risco, tais como diabetes, hipertensão, obesidade ou um historial familiar de doença renal.

O site do WKD salienta também a importância de falar com um médico ou outro profissional de saúde para obter as informações necessárias.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados