O que é a dengue hemorrágica?

A forma mais grave da doença pode ser prevenida com medidas simples, como o uso de repelente contra mosquitos.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 2 de mai. de 2023, 15:13 BRT
Um homem dorme sob uma rede de pano como medida de proteção contra doenças como a ...

Um homem dorme sob uma rede de pano como medida de proteção contra doenças como a dengue. Deli, Índia.

Foto de Matthieu Paley

dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e afeta pessoas de todas as idades, conforme explicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns casos, a doença pode evoluir para sua forma grave, conhecida como dengue hemorrágica.

"A dengue hemorrágica é uma parte da evolução da doença", diz Ricardo Teijeiro, médico infectologista e membro da Sociedade Argentina de Infectologia. 

Segundo o especialista, esse tipo de dengue ocorre devido a uma diminuição das plaquetas no sangue, o que causa hemorragia em qualquer órgão, como no nariz ou na boca. Se a pessoa já contraiu a doença alguma vez, as chances de desenvolver dengue hemorrágica crescem.

No entanto, as complicações da dengue grave podem ser prevenidas por meio de exames médicos, afirma o infectologista argentino.

Quais são os sintomas da dengue hemorrágica?

Alguns pacientes com dengue podem ser assintomáticos, enquanto outros apresentam sintomas. Entre os mais comuns, Teijeiro menciona dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações, dores atrás dos olhos e fadiga na forma da dengue comum. Quando a doença evolui para a forma grave, há uma diminuição das plaquetas e consequente hemorragia.

Como se prevenir da dengue hemorrágica?

Uma vez que a doença é transmitida pela picada de mosquitos infectados, a melhor prevenção consiste em evitar o contato com esses insetos.

Nesse sentido, o infectologista recomenda evitar o acúmulo de água em recipientes externos para interromper o desenvolvimento de larvas de mosquitos; usar roupas que cubram pernas e braços; usar repelente; e procurar um médico diante de qualquer sintoma de alerta.

Pessoas infectadas com dengue também podem fazer seu papel para a prevenção, informa Teijeiro. Por exemplo, ao usar repelente e evitar novas picadas, a pessoa com dengue interrompe o ciclo da doença, impossibilitando que mosquitos não infectados contraiam o vírus.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados