Por que se comemora o Dia Mundial da Saúde e qual a sua importância
Em 2023, a OMS reforça a luta pela equidade sanitária e insiste no objetivo de promover saúde de qualidade em todas as regiões do mundo.
Profissionais de saúde trabalham durante a pandemia da Covid-19. Nairobi, Quénia.
O Dia Mundial da Saúde é comemorado a cada 7 de abril, data que marca a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2023, a entidade completa o seu 75º aniversário.
Qual é o significado do Dia Mundial da Saúde?
A data passou a ser comemorada depois que diferentes países do mundo se reuniram, em 1948, e criaram a OMS.
Agora, quando a organização celebra o seu 75º aniversário, a OMS destaca a oportunidade de olhar para trás e refletir sobre os sucessos de saúde pública que melhoraram a qualidade de vida ao longo das últimas sete décadas.
A organização também usa a data para motivar a comunidade global a enfrentar os desafios atuais e futuros na área da saúde.
Qual é o tema do Dia Mundial da Saúde em 2023?
Em 2023, o tema escolhido para marcar o dia é "Saúde para Todos" e apela à equidade na saúde, ou seja, o acesso igualitário a todos, independentemente da situação econômica, social, demográfica ou geográfica de cada pessoa.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um apelo para que governos e líderes mundiais tomem medidas e invistam na proteção e valorização dos profissionais de saúde que estão na linha de frente na resposta a emergências sanitárias e climáticas.
"Temos muito de que nos orgulhar, mas muito trabalho a fazer para concretizar a nossa visão fundadora de ter o mais alto padrão de saúde alcançável para todas as pessoas. Continuamos enfrentando grandes desigualdades no acesso aos serviços de saúde, grandes lacunas nas defesas mundiais contra emergências, ameaças da crise climática e de produtos nocivos à saúde. Só podemos enfrentar estes desafios mundiais com cooperação global", afirmou Ghebreyesus, em comunicado de imprensa oficial da OMS.
Médicos focados na doença de Alzheimer e doenças neurodegenerativas crônicas trabalham em seu laboratório. Wake Forest University, Winston-Salem, Carolina do Norte, Estados Unidos.
Quando e por que foi criada a OMS?
Em 1948, no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, entrou em vigor a Constituição da OMS, um tratado pelo qual as nações reconheciam que a saúde era não só um direito humano fundamental, mas também essencial para a paz e a segurança.
O objetivo da criação da OMS é promover a saúde, manter o mundo seguro e ajudar as pessoas mais vulneráveis de modo que todas possam atingir o mais alto padrão de saúde e bem-estar.
Ao longo de sete décadas e meia, houve avanços notáveis na proteção das pessoas contra doenças e catástrofes, declarou a OMS em comunicado de imprensa.
Entre as melhorias mais notáveis ao longo dos anos, a OMS enumera a erradicação da varíola, a redução da incidência da poliomielite em 99%, milhões de vidas salvas graças à imunização infantil, o declínio da mortalidade materna e a melhoria da saúde e bem-estar de outros milhões de indivíduos.