Arcturus: o que se sabe sobre a nova variante da Covid-19

Da mesma linhagem da Ômicron, a nova variante do Sars-Cov-2 foi detectada no Brasil no início de maio.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 3 de mai. de 2023, 13:53 BRT

Um médico mede a temperatura de um motorista, como medida de segurança contra a Covid-19. Yongkang, Zhejiang, China (2020).

Foto de ROBAN WANG

Da mesma linhagem da Ômicron, a Arcturus – nova cepa do coronavírus – está sendo monitorada desde janeiro deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de interesse. 

Isso porque ela já foi reportada em mais de 30 países, incluindo o Brasil, onde a Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo (SMS-SP) confirmou o primeiro caso de Covid-19 causado por essa variante (também chamada de XBB.1.16) no último dia 1º de maio deste ano.

Além do Brasil, a Arcturus também foi identificada nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Reino Unido e Índia – este último onde estão a maioria dos casos, com cerca de 60% de incidência, de acordo com a OMS.

Qual é o risco da variante Arcturus da Covid

De acordo com a avaliação da OMS, o risco global para a Arcturus (ou XBB.1.16) é baixa em comparação com as antecessoras da linhagem da Ômicron e suas subvariantes atualmente em circulação.

Segundo o órgão de saúde, a partir das evidências disponíveis, a Arcturus demonstra maior vantagem de crescimento (o que significa maior capacidade de reprodução dentro do organismo) e propriedade de escape imunológico (ou seja, mais resistência às vacinas). 

Entretanto, nenhum aumento ou mudança na gravidade da doença foi relatada e, portanto, as informações disponíveis não sugerem que a XBB.1.16 traga risco adicional à saúde pública.

Ainda assim, em alguns países onde a variante foi detectada, como a Índia e a Indonésia, houve um ligeiro aumento na ocupação dos leitos, segundo reporta a OMS. No entanto, os níveis são muito mais baixos do que os observados em ondas de variantes anteriores.

Para Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, o surgimento da nova variante Arcturus ilustra como o vírus da Covid-19 ainda está mudando e pode ser capaz de causar novas ondas da doença e mortes, como falou oficialmente em declaração à imprensa feita no fim de abril deste ano. 

Em contrapartida, Tedros Adhanom afirma que o órgão internacional de saúde tem a esperanças de declarar o fim da emergência pública de saúde internacional em decorrência da Covid-19 ainda em 2023. Mas enfatiza que o vírus veio para ficar e que o mundo terá que aprender a administrá-lo, assim como fez outras doenças infecciosas. 

Quais são os sintomas da nova variante da Covid-19?

Segundo a OMS, os sinais da contaminação pela variante Arcturus se assemelham aos sinais comuns da Covid-19, como febre, sintomas de gripe e tosse seca. Mas há relatos de irritação nos olhos, parecidos com conjuntivite, decorrentes da infecção pela nova variante. 

No caso identificado na cidade de São Paulo – o de um homem de 75 anos de idade – foram relatados sintomas de síndrome gripal e febre persistente, como informou a secretaria de saúde local.  

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados