Os efeitos da ioga na saúde de acordo com a ciência

A prática tem suas origens na Índia e é caracterizada pela busca de harmonia e equilíbrio.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 2 de jun. de 2023, 10:30 BRT

Alunos de ioga em uma aula no La Chiara di Prumiano, um centro de retiro para ioga e bem-estar holístico, perto de San Donato in Poggio, na Toscana.

Foto de CATHERINE KARNOW

A ioga é uma prática física, mental e espiritual da tradição hindu que enfatiza a atenção plena, a moderação, a disciplina e a perseverança, como indica a Organização das Nações Unidas (ONU). 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma ferramenta para melhorar a saúde física e mental e contribui para a prevenção e o controle de doenças não-transmissíveis (DNTs).

Benefícios da ioga para a saúde mental

A ioga traz benefícios psicológicos imediatos, diz a OMS. Em particular, ela reduz a ansiedadeo estresse e aumenta a sensação de bem-estar emocional e social. 

Por sua vez, ele ajuda a melhorar o sono e o equilíbrio, revela o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos (Nccih na sigla em inglês).

Por outro lado, a ioga desenvolve a consciência interior e concentra a atenção no momento presente. De acordo com a Harvard Medical School (HMS), entidade médica da universidade norte-americana de Harvard, os praticantes se sentem mais satisfeitos com seus corpos.

(Veja também: O que é meditação e como ela pode melhorar a saúde mental?)

A ioga melhora o condicionamento físico

De acordo com Harvard, há evidências de que as pessoas que praticam a atividade têm mais força, resistência muscular, flexibilidade e condicionamento cardiorrespiratório do que as que não praticam.

Praticar ioga reduz a dor

A ioga ajuda a aliviar a dor nas costas e no pescoço. Acredita-se também que seja benéfico para dores de cabeça do tipo tensão e osteoartrite do joelho, observa o Nccih.

Fazer ioga pode ajudar a parar de fumar

A agência dos Estados Unidos observa que um estudo de 2020 envolvendo pessoas que tentavam parar de fumar mostrou uma redução no desejo de fumar após uma única sessão de ioga, o que mostraria que ela é uma ferramenta útil para aqueles que querem parar de fumar.

A ioga traz benefícios durante a menopausa

Por outro lado, é eficaz na melhora dos sintomas da menopausa, tanto físicos (por exemplo, ondas de calor) quanto psicológicos (por exemplo, ansiedade ou depressão), acrescenta o centro de saúde dos EUA.

A ioga é uma ferramenta para encontrar o equilíbrio

A OMS conclui que a ioga é caracterizada pela busca de equilíbrio não apenas entre a mente e o corpo, mas também no relacionamento humano com o mundo. 

Por sua vez, ela enfatiza os valores de atenção plena, moderação, disciplina e perseverança e oferece um caminho para uma vida sustentável. De acordo com a organização internacional, a ioga pode ser fundamental na busca coletiva da humanidade para promover um estilo de vida em harmonia com o planeta Terra. 

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados