O que é o ruído branco e para que ele serve?

Os sons da chuva e das ondas do mar são normalmente usados como ruídos brancos.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 12 de jul. de 2023, 11:20 BRT
Os sons da chuva e das ondas do mar, afirma a UFSB, são normalmente usados como ruídos ...

Os sons da chuva e das ondas do mar, afirma a UFSB, são normalmente usados como ruídos brancos. 

Foto de John Stanmeyer

O usuário que faz uma rápida pesquisa na internet com os termos “ruído branco” encontrará uma boa quantidade de vídeos com sons que vão desde o barulho de uma fonte d’água na natureza a outros que lembram a chuva.

De acordo com a Enciclopédia Britannica, plataforma de dados voltada para a educação do Reino Unido, “o ruído branco é um som aperiódico, ou seja, seu padrão de onda não é repetitivo, e consiste em intensidades iguais de todas as frequências do espectro audível”. 

Qual a função do ruído branco?

Muitas pessoas com dificuldade para dormir recorrem aos ruídos brancos como uma forma de mascaramento auditivo (uma espécie de “bloqueio”) de sons externos que estimulam o córtex cerebral e atrapalham o sono, como barulhos de carros, motos e cachorros latindo nas ruas, explica a página da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). 

Ao contrário do ruído branco, os sons citados acima possuem frequências que variam de intensidade e acabam estimulando o córtex cerebral. Essa parte do cérebro é responsável pelo pensamento, linguagem, percepção, entre outras funções. 

Os sons da chuva e das ondas do mar, afirma a UFSB, são normalmente usados como ruídos brancos. No entanto, até mesmo a televisão (com volume moderado e não sintonizada) pode cumprir essa função.

O ruído branco é o melhor remédio para dormir bem?

Os efeitos do ruído branco ainda precisam ser melhor estudados pela ciência, até mesmo para entender por completo possíveis impactos negativos. Por isso, o mais importante é adotar uma rotina estável de sono, alerta a UFSB. 

Entre as recomendações, estão evitar excesso de alimentos perto da hora de dormir (principalmente os que contêm carboidratos e cafeína, como café, chocolate e refrigerante), buscar um ambiente pouco iluminado e silencioso e reduzir o uso de telas e aparelhos eletrônicos no período noturno.

Persistindo a dificuldade para dormir, é recomendável que a pessoa procure um médico e não tome medicações por conta própria. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados