O que beber para se hidratar, além de água?
Smokejumper bebe água enquanto combate um incêndio florestal no Alasca.
É consenso entre especialistas médicos que beber água é a melhor e mais recomendada maneira de se hidratar. Mas também existem alguns outros líquidos que podem trazer benefícios para a saúde. Se usados em conjunto, eles auxiliam a repor os líquidos perdidos pelo organismo.
Apesar de não existir uma resposta única para a pergunta de quantos litros de água se deve tomar por dia – visto que esse número varia de acordo com fatores fisiológicos, do clima, da atividade que se realiza e da alimentação de cada indivíduo – o recomendado, de forma geral pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é ingerir 3,2 litros por pessoa, por dia, para homens, e 2,7 litros para mulheres.
O que beber para se hidatar?
De acordo com Thais Barca de Moraes, especialista graduada em Nutrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e pós-graduada em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela USP (Universidade de São Paulo), existem outras bebidas que podem ajudar na hidratação além da água.
“Alguns sucos de frutas podem nos ajudar a repor sódio, magnésio, potássio, por exemplo, que são nutrientes que perdemos com a transpiração”, explica ela. “Nos sucos de frutas também temos carboidratos, vitaminas e minerais que ajudam na hidratação”, completa. Esses sucos, no entanto, devem ser feitos com frutas naturais e frescas, e não são recomendados produtos com açúcar ou adoçante adicionados.
Já bebidas com cafeína como chás verde ou mate, chimarrão e tererê, por exemplo, além é claro do café, têm propriedades diuréticas, e não são recomendadas para a hidratação, principalmente se tomadas em altas quantidades, explica a nutricionista. O mesmo vale para as bebidas alcóolicas. “Caso opte por algumas dessas bebidas, a recomendação é de que o consumo seja moderado”, afirma Thais Barca.
Ainda assim, ela ressalta que a maior parte da hidratação de uma pessoa durante o dia seja feita à base de água. “O ideal é tomar água mesmo e mesclar com um ou outro copo de suco de frutas, principalmente no calor”, finaliza a especialista.