GettyImages-1171814162

A regra dos 5 segundos quando um alimento cai no chão é verdadeira? Veja o que diz a ciência

Será que não tem problema comer um biscoito que caiu, mesmo que você tenha pego rapidamente após a sua queda?

Agora que a ciência analisou esse tema, decidir se você deve ou não comer aquela batata frita que caiu no chão não é tão simples quanto pegá-las em cinco segundos.

Foto de Xvision Getty Images
Por Erika Engelhaupt
Publicado 6 de jun. de 2024, 12:10 BRT

Essa é uma pergunta que parece nunca morrer: é seguro comer alimentos que você deixou cair no chão se você pegá-los rápido o suficiente? A boa e velha “regra dos cinco segundos”, famosa informalmente em muitos lugares do mundo.

Ela tem sido tema de debates domésticos e inúmeros projetos de feiras de ciências, com alguns afirmando que essa “teoria” é real e já outros a denunciando como uma besteira.

(Você pode se interessar também: Os 4 benefícios da tapioca na alimentação)

Parece uma pergunta simples, mas a ciência nem sempre levou a sério essa dúvida tão popular. Felizmente, os pesquisadores modernos estão finalmente desvendando as nuances por trás da regra dos cinco segundos. Saiba mais:

Com que rapidez as bactérias podem contaminar os alimentos?

O segredo da regra dos cinco segundos é entender a rapidez com que as bactérias são transferidas da superfície do piso para os alimentos após sua queda. Muitas pessoas erraram nessa medição, diz o cientista de alimentos Donald Schaffner, da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Estudos científicos amadores e “investigações” televisionadas confundiram a questão ao se basearem em experimentos que não foram aprovados cientificamente.

De fato, houve apenas uma outra investigação rigorosa sobre a regra dos cinco segundos antes de 2016: um estudo revisado por pares realizado por Paul Dawson, cientista de alimentos da Clemson University, também nos Estados Unidos, em 2007

Dawson e seus colegas relataram que os alimentos podem pegar bactérias imediatamente ao entrar em contato com uma superfície, mas esse estudo se concentrou mais em quanto tempo as bactérias poderiam sobreviver nas superfícies para contaminar os alimentos.

Por isso, Schaffner e sua aluna Robyn Miranda decidiram testar uma variedade maior de alimentos em condições mais diversas. Os experimentos que eles relataram na revista científica Applied and Environmental Microbiology em 2016 e mostraram que a regra dos cinco segundos na verdade não é uma regra

Eles descobriram que quanto mais tempo o alimento ficava em uma superfície revestida de bactériasmais bactérias se agarravam a ele, mas muitas bactérias eram coletadas assim que o alimento chegava ao chão.

O maior culpado aqui não é o tempo, mas a umidade. Os alimentos úmidos (por exemplo, uma melanciacapturaram mais bactérias do que os alimentos mais secos, como pão ou balas de goma. As superfícies com carpete ou tapete transferiram menos bactérias para os alimentos do que os azulejos ou o aço inoxidável, pois absorveram a solução bacteriana aplicada pelos cientistas. (Mas não, dizem os cientistas, isso não significa que você deva trocar sua louça por tapetes).

Desde então, mais estudos confirmaram como é fácil transferir bactérias na cozinha, seja nos dedos ou simplesmente usando a mesma tábua de corte para carne e vegetais (mesmo quando lavada entre os usos). E em 2021, cientistas da Indonésia foram inspirados a desmascarar por si mesmos a regra dos cinco segundos e sua teoria indonésia, conhecida como belum lima menit, que significa a mesma coisa.

Mas nunca é seguro comer alimentos que caíram no chão?

Então, se a ciência desmascarou tão completamente a regra dos cinco segundos, isso significa que não é seguro comer alimentos que caíram no chão? Isso depende da superfície e do tipo de bactéria que você pode pegar.

“Se você estiver em um hospital e deixar algo cair, provavelmente não vai querer comê-lo – ou não deveria”, afirma Dawson. Da mesma forma, você certamente não gostaria de pegar Salmonella de um chão de cozinha coberto de caldo de frango.

Mas, na maioria dos casos, comer um biscoito que pegou um pouco de poeira e bactérias do chão provavelmente não prejudicará alguém com um sistema imunológico saudável. “Noventa e nove por cento das vezes, provavelmente é seguro”, diz ele. Praticar uma boa higiene, mantendo os pisos e as superfícies limpas, é a lição mais importante em tudo isso.

Ainda assim, é provável que a regra dos cinco segundos perdure. “As pessoas realmente querem que isso seja verdade”, comenta Schaffner. “Todo mundo faz isso, todos nós comemos comida que caem no chão.”

Talvez o valor da regra dos cinco segundos (ou da regra dos três segundos, se você for mais rígido) esteja mais na psicologia do que na microbiologia. No mínimo, o fato de ter uma regra fornece uma desculpa socialmente aceitável para nosso comportamento desagradável.

Basta gritar “Regra dos cinco segundos!” antes de pegar um biscoito do chão e colocá-lo na boca, e todos poderão dar boas risadas. E isso nos deixa com outra maneira de decidir se vamos comer a jujuba que você deixou cair: veja se alguém ao redor está te olhando.