Conheça 5 pratos tradicionais de Natal na América Latina

Os pratos que são levados à mesa durante a celebração variam de uma parte do mundo para outra. Descubra o que se come em cada país nessa época do ano.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 12 de dez. de 2023, 18:00 BRT
cena navideña de una família en Chile

Uma família faz a ceia de Natal reunida na região da Patagônia chilena, no sul do país.

Foto de Tomás Munita

Natal traz consigo uma série de tradições que as mais diferentes culturas preservam. E como essas comemorações variam de país para país, algumas de suas características geram curiosidade – entre elas as comidas típicas de Natal. 

Pensando em como se celebra o Natal na América Latinaa National Geographic Brasil listou algumas das comidas típicas de ceias natalinas desta parte do continente americano.

1. Buñuelos (Colômbia)

Esse prato é tradicional nas mesas colombianas. Os buñuelos são como bolinhos feitos de farinha de milho e queijo costeño (um queijo fresco semiduro), que são fritas em óleo quente e podem ter recheios doces ou salgados. 

Embora sejam consumidos durante todo o ano, são preparados de forma ainda mais especial durante a Novena de Aguinaldos (um costume católico de nove dias em que as pessoas se reúnem ao redor da manjedoura para rezar na véspera do nascimento de Jesus, segundo a tradição), explica o site oficial do governo colombiano.

2. Ponche (México)

Essa é uma bebida não-alcoólica que pode ser feita com qualquer tipo de fruta (como maçã, tamarindo ou goiaba). Geralmente é servida quente, mas não em copos ou xícaras, e sim em potes de barro aos quais é adicionada uma porção de fruta, de acordo com o site oficial do governo mexicano.

Além disso, em alguns lugares, costuma-se adicionar o "piquete", uma pequena porção de uma bebida alcoólica local, que pode ser tequila, uísque, rum, conhaque ou o mezcal.

Em sua preparação, as frutas são cozidas em fogo baixo e misturadas com cana-de-açúcar crua, hibisco e canela, observa um artigo da National Geographic Estados Unidos intitulado "15 Christmas dishes from around the world” (“15 pratos natalinos de todo o mundo”).

O ponche é servido antes da véspera de Natal durante Las Posadas, uma celebração de uma semana que comemora a viagem de José e Maria a Belém, seguindo a tradição do cristianismo presente no país.

3. Farofa (Brasil)

farofa é um alimento há muito tempo presente nas mesas brasileiras. De origem tupi-guaraniela surgiu antes da colonização portuguesa, de acordo com um artigo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

Seguindo o artigo, os criadores desse prato colocavam farinha de mandioca (ou aipim) dentro de uma carapaça de tartaruga vazia e a assavam em busca de um alimento nutritivo. Como resultado, quando esse produto foi misturado com a gordura da carapaça, teria surgido a farofa.

Hoje, a farofa está incluída no guia alimentar do Ministério da Saúde como referência para a população brasileira. O artigo da National Geographic Estados Unidos sobre pratos natalinos explica que mais recentemente este prato pode resultar de uma combinação de farinha de mandioca torrada com manteiga e, ocasionalmente, alho, entre outros ingredientes.

(Leia também: Qual foi o primeiro cartão de Natal da história?)

4. Pan de jamón (Venezuela)

Esse alimento servido na véspera de Natal foi criado em uma padaria em Caracas (capital da Venezuela) em 1905, segundo o artigo da National Geographic.

Trata-se de um pão doce e salgado que pode ser recheado com presunto assado, azeitonas verdes e passas e geralmente acompanha pratos como a hallaca (comida tradicional venezuelana que consiste em massa de milho cozido com recheio de carne) ou dulce de lechosa (uma sobremesa doce). 

5. Pasteles (Porto Rico)

Entre as comidas tradicionais porto-riquenhas feitas durante o Natal estão os chamados pasteles rellenos (pastéis recheados), conta o artigo da National Geographic. É um alimento feito com carne de porco picada e é semelhante aos tamales mexicanos

Para ser feito, embrulha-se a carne em folhas de bananeira antes do cozimento (que é feito em água fervente). Em seguida, ela é temperada com uma mistura de alho, orégano, cúrcuma e pimenta-do-reino.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados