
Por que se bebe cerveja no St. Patrick's Day?
Jovens comemorando alegremente com roupas típicas em um desfile de St. Patrick's Day em Dublin, capital da Irlanda.
Muito verde e muita cerveja – assim é representada em diversos lugares mundo a comemoração de uma data que se tornou popular: o St. Patrick’s Day (ou Dia de São Patrício, em português), celebrado anualmente em 17 de março.
A data de celebração do santo padroeiro da Irlanda foi escolhida por ser o dia de sua morte, em 17 de março de 461 d.C, conforme explica a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido). São Patrício nasceu em Kilpatrick, perto de Dumbarton, numa Escócia dominada pelos romanos no final do século 4.
Ele foi sequestrado aos 16 anos e levado para a Irlanda como escravo e ainda jovem escapou, mas retornou ao país por volta de 432 d.C., quando se converteu ao cristianismo.
(Vale a pena ler também: Quem foi São Patrício e por que seu dia é comemorado?)
Como o St. Patrick’s Day se popularizou em várias partes do mundo?
Considerado o grande evangelizador do cristianismo na Irlanda, São Patrício é reverenciado e celebrado no país há séculos. Em outros lugares do mundo seu dia passou a ser comemorado graças aos imigrantes irlandeses espalhados em muitas regiões, especialmente nos Estados Unidos, de acordo com a Britannica.
Nos Estados Unidos, era grande o número de imigrantes irlandeses na costa Leste e eles exerciam, muitas vezes, poder político. Por isso, resolveram celebrar o São Patrício em um dia em que se celebra o “ser irlandês”. Conforme a enciclopédia, foi justamente na cidade de Boston que se realizou o primeiro desfile de St. Patrick’s Day, em 1737, seguido de um desfile em Nova York, em 1762.

Banda tocando em uma celebração de St. Patrick's Day na Irlanda com roupa que traz o tradicional trevo de três folhas.
Segundo um artigo da National Geographic norte-americana, a comemoração do St. Patrick's Day ganhou popularidade entre os norte-americanos não-irlandeses somente na segunda metade do século 20. Hoje, tanto descendentes de irlandeses quanto não-irlandeses costumam participar da onda verde nos desfiles realizados nos Estados Unidos e em diversos países da Grã-Bretanha, usando uma peça de roupa verde ou um trevo de três folhas (que representa uma lenda em torno do santo e se tornou um símbolo irlandês).
Como a influência das festas realizadas nos Estados Unidos é grande em outras regiões do mundo, essa celebração animada cheia de verde, bebida e comida se espalhou por muitos lugares – inclusive no Brasil, que não possui uma expressiva imigração de irlandeses.
O British Council comenta em seu site que, atualmente, as festas do santo irlandês acontecem em todo o mundo, de Boston a Tóquio, no Japão; de Sydney, na Austrália, a Buenos Aires, na Argentina. De fato, o Dia de São Patrício é comemorado em mais países do que qualquer outro festival nacional britânico.
Por que se bebe cerveja no St. Patrick’s Day?

Alegria e descontração de jovens durante um típico desfile de St. Patrick's Day em Dublin, na Irlanda.
Como já dito, a celebração se tornou um dia de “orgulho de ser irlandês” e, consequentemente, vale comemorar todos os símbolos e costumes do país. Além do verde e do trevo de três folhas, a comida e a bebida típicas da Irlanda também começaram a fazer parte da comemoração ao longo do tempo. Afinal, como dito na Britannica, o Corned beef (um cozido de carne com repolho) e a paixão dos irlandeses pela cerveja acabaram associados à data.
Como explica o artigo da National Geographic norte-americana – (com tradução aqui) – o tom verde característico se estende até à cerveja, que é a bebida preferida dos irlandeses, segundo o Ibec – Irish Business and Employers Confederation.
Mas esse costume de “tingir de verde as cervejas” no St. Patrick’s Day foi uma criação norte-americana, a qual é popularmente creditada ao orador e médico legista de Nova York Thomas H. Curtin. Em março de 1914, ele sediou uma festa do Dia de São Patrício que incluiu decorações verdes e cerveja verde.
