Siga este guia para visitar os pontos brasileiros e latinos mais surpreendentes de Nova York

Cosmopolita e com habitantes dos quatro cantos do mundo, Nova York também é a casa de muitos latino-americanos, incluindo os brasileiros, que com sua culinária, cultura e história ajudam a compor o cenário eclético da cidade.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 1 de dez. de 2023, 13:30 BRT
Conecte-se com Nova York de uma maneira diferente e explore o lado latino da cidade

Conecte-se com Nova York de uma maneira diferente e explore o lado latino da cidade

Foto de ONEINCHPUNCH SHUTTERSTOCK

Em seus cinco distritos (Brooklyn, Bronx, Manhattan, Queens e Staten Island), Nova York, “a cidade que nunca dorme”, cativa os visitantes por seus edifícios e locais emblemáticos, como a Quinta Avenida, que contrastam com espaços naturais como o Central Park e o rio Hudson. 

Só que a cidade também é um polo de atração graças à riqueza de opções gastronômicas, artísticas e culturais que possui. Nova York também é cosmopolita por ser o endereço de quase 8,5 milhões de pessoas que falam mais de 200 idiomas e vêm de diferentes cantos do planeta, somando um valor inigualável à cidade. De acordo com estimativas publicadas pelo site oficial de turismo de Nova York, mais de um quarto da população de NY é latino-americana.

A presença dos brasileiros e demais latinos-americanos deixou uma forte marca em Nova York. E a diversidade de suas culturas estão integradas à estrutura da cidade por meio de expressões artísticas, pratos típicos em vários restaurantes, bem como na música e em festivais. Tanto é assim que aproveitar essa mistura que a cultura latina trouxe para NYC é uma atração única – e nenhum espírito aventureiro deve perder.

National Geographic Creative Works te convida a encontrar seu roteiro ideal em Nova York e se surpreender com algumas das opções de passeios diferentes e imperdíveis na cidade mais vibrante dos Estados Unidos.

Onde comer comida brasileira em Nova York

De feijoada a pratos criativos em belos restaurantes, em Nova York você pode experimentar ótimas opções da cozinha brasileira

Foto de diogoppr SHUTTERSTOCK

Se durante a viagem der vontade de comer um prato brasileiro de qualidade, a cidade está repleta de boas opções de restaurantes que servem uma comida criativa que apresentam ao mundo a variedade da gastronomia made in Brazil.  

Uma opção para quem quiser provar pratos criativos, mas ainda com a essência da culinária brasileira e seus clássicos, como a feijoada, é o Berimbau Restaurant, localizado no West Village (43, Carmine St.). Já quem quiser conhecer um lugar que reúne comida com música e muita animação vale ir até o badalado bairro de Williamsburg, no Brooklyn, e visitar o Miss Favela, que fica na 57 S 5th St.

Um outro local brasileiro em Nova York não é o típico restaurante de comida com toques tropicais, mas sim um dos mais respeitados nomes das gastronomia do país. Trata-se do Fasano, que abriu uma unidade na cidade. 

Os viajantes brasileiros que quiserem prestigiar a rede nacional e comer pratos italianos de alto nível em um salão assinado pelo arquiteto brasileiro Isay Weinfeld, podem buscar o Fasano NYC  na 60 E 49th St, em Midtown. Por último, se bater uma vontade de um doce tradicionalmente brasileiro, é só dar uma passada na Brigadeiro Bakery, em South Village (156 Sullivan St). 

Lugares que apresentam a cultura latina e brasileira em Nova York

A comunidade latina em NY desempenha um papel importante no cenário artístico e cultural dos Estados Unidos. E um dos lugares mais emblemáticos nesse sentido é o Nuyorican Poets Café.

Fundado pelos poetas porto-riquenhos Miguel Algarin, Miguel Piñero e Pedro Pietri, o local tem o objetivo de promover justiça social e política por meio de várias composições literárias nos anos 1970. Até hoje, o espaço é referência em arte visuais, poesia e música.

O United Palace Theatre, localizado no bairro de Washington Heights, ao norte de Manhattan, é um dos mais luxuosos cinemas inaugurados em 1929 e 1930 nesta região. Atualmente, funciona como uma igreja e é um ponto de encontro para artistas. O site de turismo de Nova York afirma que ele é considerado um marco da programação cultural latina, como o Dominican Film Festival.

Aos amantes de cinema, outra boa opção que acontece anualmente em Nova York é o Inffinito Brazilian Film Festival que chegou a sua 27ª edição em 2023 e costuma acontecer no cinema Village East by Angelika.

Melhores lugares para ver arte brasileira e latino-americana em Nova York

De artefatos pré-colombianos e indígenas a obras modernas e contemporâneas, os museus de Nova York são um reflexo da arte latino-americana na América do Norte.

Talvez a melhor opção para quem faz uma visita rápida à cidade seja o El Museo del Barrio, pois é a única instituição cultural em Nova York que exibe exclusivamente arte latina, caribenha e latino-americana. Foi fundada em 1969 pelo artista e educador Raphael Montañez Ortiz, e por um grupo de artistas e ativistas porto-riquenhos para ampliar as obras de artistas de Porto Rico, hoje esse museu abriga mais de 8 mil obras de arte e artefatos arqueológicos de toda a América Latina, do México à Patagônia.

Há também outros museus que valem a pena visitar. Por exemplo, o Brooklyn Museum tem uma das coleções mais abrangentes de arte pré-colombiana do mundo, incluindo tecidos andinos pré-colombianos e uma variedade de objetos e ferramentas das sociedades inca, maia e asteca.

Enquanto isso, a coleção latino-americana do Metropolitan Museum é, sem dúvida, uma das mais impressionantes, pois abrange 3.500 anos de história das culturas antigas do México, da América Central e da América do Sul. Entre sua coleção estão peças de arte pré-colombianas que datam de 3.000 a.C. e até o período colonial do século 16.

O museu também abriga mais de 100 pingentes e ornamentos de ouro criados entre os séculos 11 e 16 no México, Peru, Costa Rica, Panamá e Colômbia. Além disso, uma das peças emblemáticas é, sem dúvida, a Coroa dos Andes, uma magnífica coroa de ouro do século 17 com 443 esmeraldas que adornava a estátua da Virgem da Imaculada Conceição na catedral de Popayán (Colômbia).

Por fim, o Museu de Arte Moderna (MoMA) tem uma extensa coleção de arte latino-americana. Entre outros, os visitantes podem ver uma exposição do muralista mexicano Diego Rivera; a famosa pintura de Frida Kahlo, “Autorretrato com Cabelo Curto”; ou “A Lua”, da renomada artista brasileira modernista Tarsila do Amaral.

Para curtir esses locais incríveis, provar sabores únicos e contemplar obras icônicas, é preciso seguir uma rota segura. Para chegar a Nova York, você pode voar com a Delta Air Lines, uma companhia aérea que oferece voos diretos conectando São Paulo a Nova York.

A partir de lugares inesperados, a “cidade que nunca dorme” oferece a oportunidade de se conectar com a história latina. Você está disposto a levar sua experiência a outro nível e explorar a região de um ângulo diferente?

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados