Como nasceu a cerveja? Confira essa e outras curiosidades sobre a lendária bebida

Já tentaram misturar frutas ou mel à cerveja há centenas de anos, apesar de uma lei de padronização alemã proibir isso.

Uma cerveja pale ale, clássico estilo inglês da bebida.

Foto de Grant Cornett
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de ago. de 2023, 10:14 BRT

cerveja é uma bebida fabricada e consumida há milênios, enraizada em uma série de tradições culturais, dependendo do local onde é produzida, afirma a Enciclopédia Britannica, plataforma de dados educacional com sede no Reino Unido. 

A bebida de cor dourada, embora às vezes translúcida ou opaca, é produzida a partir de uma variedade de matérias-primas, fervidas com água e decompostas. Durante séculos, uma lei alemã manteve um padrão de ingredientes ao qual os fabricantes de cerveja tinham de aderir para poderem comercializar a bebida (leia mais abaixo). 

(Leia mais: Os animais ficam bêbados?

Uma breve história da cerveja

Britannica menciona o surgimento "acidentalda cerveja em diferentes partes do mundo. Os aldeões da Suméria e da Babilônia usavam cevada para fazer cerveja antes de 6.000 a.C. Hieróglifos egípcios fornecem até mesmo pistas sobre o tratamento dado à cevada em suas culturas, que remontam a 2.400 a.C. 

Os egípcios germinavam a cevada, esmagavam-na, misturavam-na com água e armazenavam o resultado em forma de bolo seco. "Quando quebrados e misturados com água, os bolos produziam um extrato que era fermentado por microorganismos acumulados nas superfícies dos recipientes de fermentação", explica a enciclopédia. 

Enquanto isso, as técnicas básicas de fabricação de cerveja chegaram à Europa vindas do Oriente Médio durante o século 1 d.C. Os historiadores romanos Plínio e Tácito descrevem em seus escritos que os saxões, os celtas e as tribos nórdicas e germânicas bebiam cerveja. Por sua vez, a Britannica afirma que muitos dos termos ingleses usados na fabricação de cerveja são de origem anglo-saxônica. 

Durante a Idade Média, surgiu a arte de fabricar a bebida dourada, que era produzida principalmente pelas ordens monásticas da época. Os registros da Britannica estimam que a Alemanha já fabricava cerveja com lúpulo no século 11 e que os holandeses introduziram a cerveja no Reino Unido no século 15. 

(Talvez você tenha interesse em: Por que você fica de ressaca depois de beber álcool?)

Por último, mas não menos importante: a Revolução Industrial. Esse avanço tecnológico mercantil introduziu a mecanização e a aceleração do processo de fabricação de cerveja primeiro na Grã-Bretanha e depois no resto do continente. 

Diversas personalidades de destaque contribuíram com seus estudos para o progresso tecnológico da cerveja. Louis Pasteur, menciona a Britannica, estabeleceu em 1860, a partir de suas pesquisas, muitas práticas microbiológicas que ainda hoje são usadas na manipulação de leveduras na cerveja.

O que é e o que não é cerveja 

Um homem bebe uma caneca de um litro de cerveja na Oktoberfest em Munique, Alemanha.

Um homem bebe uma caneca de um litro de cerveja na Oktoberfest em Munique, Alemanha.

Foto de Brian Finke GETTY IMAGES

Na Alemanha, há uma lei que define o que é e o que não é cerveja de acordo com os ingredientes, diz a Britannica. São eles: malte de cevada, lúpulo, levedura e, é claro, água. Em 2016, a famosa Lei da Pureza de 1516 (Reinheitsgebot, em alemão) completou 500 anos, e esse decreto definiu a cerveja como a bebida que conhecemos hoje.

Era primavera de 1516 e o duque da Baviera, na cidade de Ingolstadt, emitiu um decreto "proibindo os cervejeiros de usarem qualquer coisa que não fosse lúpulo, cevada e água em suas cervejas", informa um artigo da National Geographic

Antes, durante milênios, os fabricantes de cerveja usavam uma variedade de ingredientes e ervas para dar um novo sabor à cerveja. De resina de pinheiro a mel e frutas para adicionar doçura e mascarar o amargor da bebida, continua o artigo. 

A lei pode ter tido outras motivações, como proteger os cervejeiros da Baviera da concorrência internacional, além de impedir que outros ingredientes fossem utilizados na fabricação da bebida.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados