A história desse pãozinho redondo é antiga e está ligada diretamente à produção de leite e ...

Qual é a origem do pão de queijo?

Anualmente, em 17 de agosto, é o Dia do Pão de Queijo – data para celebrar esse pãozinho tipicamente brasileiro e cheio de sabor que até já foi reconhecido como um dos melhores do mundo.

A história desse pãozinho redondo é antiga e está ligada diretamente à produção de leite e queijo no Brasil. No início, a receita era considerada especial, pois era preparada e servida em ocasiões especiais.

Foto de Divulgação Art Fermentados
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de ago. de 2024, 12:00 BRT

Pequeno, quentinho e gostoso. Praticamente uma unanimidade no Brasil, o pão de queijo é tão famoso em todo o país que ganhou um dia para ser comemorado (e saboreado): 17 de agosto é o Dia do Pão de Queijo – data instituída pelo Senac de Minas Gerais, de acordo com a Agência Brasil (órgão oficial de informação do governo brasileiro).

O pão de queijo é um tipo de pãozinho salgado assado redondo feito a base de polvilho azedo ou doce e queijo (usualmente o queijo meia cura, o queijo canastra ou o parmesão) que se tornou tão popular ao longo do tempo não só nas casas das famílias brasileiras, mas ganhou espaço em padarias, cafés e restaurantes, chegando até a ser reconhecido internacionalmente como um dos melhores pães do mundo

Conheça a história do pão de queijo, essa iguaria que já faz parte da nossa cultura gastronômica nacional

O estado de Minas Gerais possui uma longa história da cultura e produção do leite e do queijo, que iniciou no século 18, como conta o artigo “Pecuária leiteira e comércio de queijos em Minas Gerais, séculos XVIII-XX”, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, um órgão governamental). Segundo o primeiro censo agropecuário realizado no Brasil, em 1920, desde essa época Minas já era o maior produtor de leite e laticínios do país, e segue até hoje tendo essa predominância no setor.

Segundo alguns historiadores de alimentação e pesquisadores gastronômicos, a criação do pão de queijo surge nesse cenário da força do leite e do queijo em Minas Gerais. Em entrevista ao programa “Brasil Rural”, da Agência Brasil, Vani Fonseca (professora e especialista em pesquisas gastronômicas do Senac MG) explica que a invenção desse pãozinho redondo foi em aproximadamente 1750, juntamente com o início do uso do polvilho (feito de mandioca) no país.

“Inicialmente, faziam biscoitos à base do polvilho e com a produção de queijo sendo iniciada nas fazendas mineiras no início do século 18, sobrava uma parte desses queijos. Quando se fazia a limpeza do queijo, sobrava sempre uma parte dos queijos, que era guardada diariamente nas fazendas e, no final de semana, se incrementava aqueles biscoitos à base do polvilho usando o queijo na massa”, contou Vani. 

O pão de queijo é uma representação da cultura brasileira, a ponto de ter se tornado tão popular que foi reconhecido como um dos melhores pães do mundo.

Foto de Divulgação Art Fermentados

De acordo com a especialista, a receita na época era considerada era especial e servida apenas em momentos importantes. A popularização do pão de queijo só aconteceu muitos anos depois

Conforme o artigo acadêmico do Departamento de Ciências Agrárias e Engenharia de Alimentos intitulado “Propriedades Tecnológicas e Reológicas de Formulações de Pão de Queijo” - publicado no site da Uri Erechim (Universidade Regional Integrada de Erechim, no Rio Grande do Sul) -, há cerca de 50 anos iniciou-se em Minas um esforço de valorização da cozinha mineira como bem patrimonial e cultural e datam desta época a expansão comercial e popularização nacional do pão de queijo.

Outro ponto que tem favorecido a popularização do pão de queijo é o fato dele não conter glúten, já que é feito de polvilho - originário da mandioca. Isso o tornou um produto muito consumido por quem evita o glúten por diversos motivos, inclusive por quem possui doença celíaca.

O reconhecimento internacional do pão de queijo

Segundo o artigo acadêmico da Uri Erechim, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil, foi realizado um esforço para expor ao mundo produtos típicos da culinária nacional, e o pão de queijo foi um dos produtos que teve um aumento de consumo significativo a nível mundial – passando a ser exportado para vários países (seja congelado ou em massa para preparar). 

Outros países da América Latina possuem também pães com receitas parecidas com a do pão de queijo mineiro. Na Colômbia, por exemplo, há um produto chamado de pan de bono, um pouco mais seco e apresentando um formato achatado. No Paraguai e na Argentina também possuem um pão com receita semelhante, a chipa – que possui formato de “U” e é mais seco, lembrando um biscoito.

Em maio de 2024, o pão de queijo brasileiro entrou no ranking de um dos melhores pães do mundo. O site internacional TasteAtlas, reconhecido como um guia de viagens gastronômicas que valoriza a comida tradicional de diferentes países do mundo, elegeu em seu “TasteAtlas Awards 23/24” o pão de queijo como o 4º melhor pão do mundo na categoria “Pães”.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados