As 8 cidades históricas do Brasil que são uma verdadeira viagem no tempo

Prepare o roteiro de viagem para conhecer estes destinos que contam um pouco da formação do país.

Fundada no século 18, Goiás chegou a ser capital do estado. 

Foto de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 26 de set. de 2023, 12:00 BRT

Entre as inúmeras atrações turísticas do Brasil, as cidades históricas são os destinos perfeitos para aqueles que procuram conhecer um pouco mais da cultura, da tradição e do passado do país.

Em diferentes estados, há muitos municípios com obras arquitetônicas e construções preservadas que atravessam séculos e remontam ao período imperial e colonial, revelando um pouco sobre a formação do país como ele é hoje. 

Por isso,  conheça uma lista com oito destinos de viagem históricos que merecem ser visitados. Como enumerar todos eles seria impossível em um único artigo, a relação abaixo traz uma pequena amostra do que o Brasil possui de atemporal.

1. A cidade de Goiás, em Goiás

A maioria das pessoas relaciona Goiás ao estado, mas sabia que há um município com esse mesmo nome?

Antigamente conhecida como Vila Boa de Goiás, a cidade foi fundada no século 18, pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Goiás foi muito próspera durante o ciclo do ouro no Brasil e chegou a ser até  mesmo capital do seu estado. Hoje, sua arquitetura colonial pode ser apreciada nas ruas, casas de pau-a-pique e igrejas do local. 

Em 2001, a cidade de Goiás foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

2. Morretes, no Paraná

mais populares

    veja mais

    De importância histórica para o desenvolvimento econômico do Paraná, Morretes é uma cidade que oferece também atrativos gastronômicos.

    Foto de Prefeitura de Morretes

    Antigo território de indígenas carijós, Morretes começou a ser ocupada por mineradores e aventureiros vindos de São Paulo em 1646 devido à descoberta de ouro na região.

    Por conta disso, tornou-se de extrema importância para o desenvolvimento econômico do Paraná, explica o IBGE.

    Com o passar dos anos, Morretes entrou em declínio e hoje tem o turismo como uma importante atividade econômica.

    Além do centro histórico, a cidade tem o barreado como atrativo gastronômico e um famoso passeio de trem que sai de Curitiba, capital paranaense, e percorre trechos da serra do mar, na região da Mata Atlântica.

    3. Mariana, em Minas Gerais

    Minas Gerais possui tantas cidades históricas que, facilmente, daria uma lista de viagem só com municípios desse estado do Sudeste brasileiro.

    Entre eles está Mariana, a primeira capital de Minas Gerais, como informa o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

    Diretamente ligado à busca pelo ouro no Brasil colonial, o município possui um rico acervo arquitetônico, tendo a Catedral de Nossa Senhora da Assunção como um de seus destaques.

    Em 1945, Mariana recebeu do então presidente Getúlio Vargas o título de monumento nacional em reconhecimento ao “significativo patrimônio histórico, religioso e cultural”, informa o site da prefeitura da cidade mineira. 

    4. Ouro Preto, em Minas Gerais

    Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, dedicado a preservar a história de uma das mais importantes rebeliões contra a Coroa portuguesa.

    Foto de Ane Souza Prefeitura de Ouro Preto

    “​Ouro Preto é  a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial, conferido pela Unesco, em 1980. Tal reconhecimento deve-se, principalmente, ao fato da cidade ser um sítio urbano completo e pouco alterado em relação à sua essência”, afirma o Iphan.

    Antigamente chamada de Vila Rica, Ouro Preto foi onde se desenrolou a Inconfidência Mineira, movimento contra a Coroa portuguesa que teve Tiradentes como o seu integrante mais conhecido.

    Quem visitar a cidade irá se deparar com uma surpreendente arquitetura barroca, ruas íngremes e sinuosas e obras de artistas renomados, como Antônio Francisco Lisboa (popularmente chamado de Aleijadinho) além de Mestre Ataíde.

    5. Mucugê, na Bahia

    De acordo com o Iphan, a cidade de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina

    O município se caracteriza por possuir casas e sobrados característicos da segunda metade do século 19, além de casarões coloniais no estilo português.

    No passado, Mucugê foi um dos principais centros de exploração de ouro e diamantes e, atualmente, chama a atenção por seus canteiros e jardins muito floridos.

    A região possui também atrativos naturais, como o Alto do Capa Bode, um local de contemplação da natureza onde, segundo o Iphan, alguns visitantes supostamente teriam avistado objetos voadores não identificados (OVNIs). 

    6. Olinda, em Pernambuco

    O Carnaval de Olinda atrai não só a população local, mas também turistas de outras cidades e até de outros estados do Brasil.

    Foto de Sumaia Villela Agência Brasil

    Olinda foi a segunda cidade brasileira, depois de Ouro Preto, a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural pela Unesco, em 1982.

    O centro histórico de Olinda abrange, de acordo com o Iphan, uma área de 1,2 quilômetro quadrado e mais de 1.500 imóveis de valor cultural. 

    Edifícios coloniais do século 16 harmonizam-se às fachadas de azulejos dos séculos 18 e 19 e às obras neoclássicas e ecléticas do início do século 20. O traçado urbano é característico dos povoados portugueses de origem medieval, com seu encanto intensificado pela paisagem e localização”, afirma o instituto. 

    Nacionalmente, Olinda também é conhecida pelo seu carnaval com os famosos bonecos gigantes, além de muitas músicas e celebrações que contagiam moradores locais e turistas.

    7. Penedo, em Alagoas

    No estado de Alagoas, Penedo foi tombada pelo Iphan devido ao seu rico valor histórico e cultural.

    Foto de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Iphan

    A alagoana Penedo está localizada às margens do rio São Francisco e conserva um patrimônio artístico, histórico e cultural muito rico.

    A arquitetura barroca das igrejas e conventos traz as marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos que fizeram parte da história do Brasil.

    Além do barroco, Penedo possui também construções neoclássicas e exemplares de art nouveau (movimento artístico do final do século 19 e começo do século 20). 

    Assim como outras cidades dessa lista, Penedo foi tombada pelo Iphan, em 1996, como uma forma de reconhecer e preservar a sua importância.

    8. Petrópolis, no Rio de Janeiro

    Museu Imperial em Petrópolis, cidade com um amplo conjunto arquitetônico preservado do século 19.

    Foto de Prefeitura de Petrópolis

    No século 19, o imperador Dom Pedro 1º esteve em Petrópolis quando ainda era uma região pouco explorada e se encantou tanto com o clima e a paisagem que mandou construir um palácio que funcionasse como residência de verão.

    Dom Pedro 1º acabou abdicando do trono, mas o interesse do Império por Petrópolis continuou e foi criado um plano de povoamento e urbanização. 

    Com o passar do tempo, foram chegando imigrantes portugueses, alemães, italianos, ingleses, sírios e libaneses.

    O resultado, que pode ser visto nos dias de hoje: Petrópolis é uma cidade cosmopolita e rica em história e cultura, com museus (incluindo um dedicado ao aviador Santos Dumont) e um amplo conjunto arquitetônico do século 19, informa o site oficial da prefeitura da cidade.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados