Por que Plutão deixou de ser um planeta?

O Sistema Solar é composto por oito planetas, embora durante certo tempo Plutão tenha sido considerado o nono.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de jun. de 2023, 13:37 BRT
A espaçonave New Horizons da NASA passa pela face de Plutão, enquanto sua maior lua, Charon, ...

A espaçonave New Horizons da NASA passa pela face de Plutão, enquanto sua maior lua, Charon, aparece ao fundo.

Foto de NASA

Controverso e misterioso, Plutão foi descoberto por astrônomos em 1930. Seu nome, que é em homenagem ao deus romano do submundo, foi dado por uma menina de 11 anos, um fato único até hoje, como definido pela Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa.

Por que Plutão não é mais um planeta

Por muitos anos, o Sistema Solar foi composto por nove planetas, dos quais Plutão fazia parte, sendo o mais distante do Sol a manter uma órbita ao redor da estrela. 

No entanto, de acordo com a Nasa, ele foi reclassificado como um "planeta anão" depois que missões astronômicas encontraram corpos espaciais muito semelhantes a Plutão no distante Cinturão de Kuiper, um disco de asteróides localizado além da órbita de Netuno. Os corpos similares a Plutão também são conhecidos como objetos transnetunianos ou plutoides. 

Segundo a Nasa, a idade desse aglomerado de objetos é estimada em aproximadamente 4,5 bilhões de anos e existe um enorme conjunto desse tipo de mundo rochoso, pequeno e gelado no Espaço.

Plutão é composto por vales, montanhas, planícies, crateras e não se descarta a presença de geleiras, diz a Nasa.

(Leia mais: Qual o planeta mais próximo da Terra)

Curiosidades sobre Plutão, o planeta anão

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa. Sua atmosfera é formada por gases como metano, nitrogênio e monóxido de carbono.

planeta anão, como a nomenclatura diz, é relativamente pequeno, com um raio de apenas 1.151 quilômetros, o que corresponderia a cerca de 1/6 da largura da Terra. Apesar do tamanho, seu movimento de rotação é mais lento, o que faz com que um dia em Plutão dure cerca de 153 horas, informa a agência norte-americana. 

Plutão gira de leste a oeste, assim como Vênus e Urano, mas sua rotação está inclinada em 57° em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol. Esta, por sua vez, demora o equivalente a 248 anos terrestres.

Plutão possui cinco luas, sendo a maior delas a Caronte, que, segundo a Nasa, tem metade do tamanho do planeta anão e sua órbita demora o mesmo que um dia no próprio planeta anão. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados