Qual o planeta mais próximo da Terra

Um dia neste planeta equivale a 243 dias terrestres e as temperaturas atingem 480°C.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 26 de abr. de 2023, 15:09 BRT

Composição de imagens do caminho de Vênus pelo Sol tiradas em 2012 pelo Solar Dynamics Observatory da NASA.

Foto de NASA SDO

Sistema Solar é composto oficialmente por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, segundo a Nasa, agência espacial norte-americana.

Desses, o que se encontra mais próximo dos humanos é Vênus, localizado a uma distância aproximada de 61 milhões de quilômetros da Terra em seu ponto mais próximo, afirma a Nasa.

A instituição, no entanto, faz uma ressalva a respeito. “Na maior parte do tempo, os dois planetas estão mais distantes [devido aos seus movimentos]. Mercúrio passa mais tempo perto da Terra do que Vênus”.

Apesar disso, Vênus segue sendo considerado como o mais próximo da Terra pela Nasa. A seguir, saiba mais sobre o planeta.

Vênus, o “planeta gêmeo” da Terra

Segundo planeta mais próximo do Sol depois de Mercúrio, Vênus leva o nome da deusa romana do amor e é chamado de “planeta gêmeo” da Terra por ter tamanho e densidade similares (o diâmetro de Vênus é de 12,104 mil quilômetros, contra 12,756 mil quilômetros da Terra).

As diferenças entre os dois, no entanto, são muitas. A atmosfera de Vênus, por exemplo, é considerada tóxica e a superfície é extremamente quente, com temperatura aproximada de 480°C, informa a Nasa.

“Passar um dia em Vênus seria uma experiência confusa. O seu ‘dia’ duraria 243 dias terrestres – mais tempo do que o ano em Vênus (uma volta ao redor do Sol), que leva apenas 225 dias terrestres. Devido à rotação lenta do planeta, o tempo entre o nascer e o pôr do sol seria de 117 dias”, explica a agência espacial.

Mas e a possibilidade de vida em Vênus? De acordo com a Nasa, ela é considerada improvável, mas alguns cientistas teorizam que possam existir micróbios nas nuvens, onde a temperatura é mais baixa e a pressão é similar à da Terra

Em 2020, foi divulgada a presença de gás fosfina (normalmente encontrado em micróbios) em Vênus, o que poderia ser um indicativo de vida.

No entanto, novas pesquisas colocaram em xeque essa descoberta: a detecção de fosfina teria sido causada por uma anomalia acidental no processamento de dados, como relatado pela National Geographic à época.

O fato é que ainda há muito a ser estudado e analisado sobre o planeta gêmeo e vizinho da Terra – como diz a Nasa, “ele tem muito a nos ensinar”.