Qual é a origem do Sistema Solar?

O lar do planeta Terra tem milhões de anos de história. Confira como ele foi formado.

Uma pintura dos planetas mostrados em tamanho relativo um do outro.


 

 

Foto de WILLIAM H. BOND
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de jun. de 2023, 13:33 BRT

Sistema Solar é um conjunto de planetas que consiste em uma estrela (o Sol) e tudo que orbita ao seu redor devido à gravidade: planetas, planetas anões, luas, asteroides, cometas e meteoroides. De acordo com a explicação da Nasa, esse sistema planetário se formou a partir de uma nuvem densa de gás e poeira interestelar.

Quando o Sistema Solar se formou?

Há cerca de 4,5 bilhões de anos, uma  nuvem cósmica de gás e poeira colapsou, o que aconteceu, possivelmente, por conta de uma onda de choque causada pela supernova (explosão) de uma estrela próxima. Como resultado do colapso, uma nebulosa solar se formou, ou seja, um disco de material que gira e se aglomera, explica a agência espacial.

gravidade do centro da nebulosa atraiu material e, eventualmente, a pressão no núcleo foi tão grande que átomos de hidrogênio começaram a se combinar e formar hélio, liberando uma grande quantidade de energia. Foi assim que nasceu o Sol, que acumulou mais de 99% da matéria disponível.

A matéria mais distante no disco também se agrupou, formando conglomerados que colidiram uns com os outros gerando objetos cada vez maiores. Alguns deles cresceram o suficiente para que sua gravidade os moldasse em esferas e se tornassem planetas, planetas anões e grandes luas, acrescenta a Nasa.

"Em outros casos, os planetas não se formaram, como o cinturão de asteroides, por exemplo, que é feito de fragmentos do Sistema Solar primitivo que nunca puderam se unir em um planeta. Outras peças menores se tornaram asteroides, cometas, meteoroides e luas pequenas e irregulares", complementa a Nasa.

A ordem e a disposição dos planetas e dos demais corpos no Sistema Solar devem-se à maneira de como se formaram. A agência norte-americana explica que apenas mundos rochosos podiam suportar o calor próximo ao Sol. Por essa razão, os quatro primeiros planetas (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) são terrestres. Todos eles são pequenos e têm superfícies sólidas e rochosas.

Enquanto isso, materiais como gelo, líquido ou gás se estabeleceram nas regiões externas do jovem Sistema Solar. A gravidade uniu esses materiais e deu origem aos outros quatro planetas: os gigantes gasosos (compostos principalmente de hélio e/ou hidrogênio) Júpiter e Saturno; e os gigantes de gelo, Urano e Netuno.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados