O que é Mercúrio retrógrado de acordo com a ciência

O suposto fenômeno, que desperta a curiosidade de muitas pessoas, é facilmente explicado pela ciência.

Mercúrio, o primeiro planeta do Sistema Solar.

Foto de NASA
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 10 de jul. de 2023, 10:17 BRT

É muito provável que você já tenha ouvido falar na expressão “Mercúrio retrógrado”, principalmente em conversas com quem se interessa por astrologia.

Nesse contexto, o suposto movimento do planeta para trás estaria associado à ideia de instabilidades na vida das pessoas. Alega-se que seria um período marcado por confusões e uma má hora para tomar decisões importantes. 

Mas o que a diz a ciência sobre isso? O que é conhecido como Mercúrio retrógrado é, na verdade, uma ilusão de ótica e não há evidências científicas de que isso influencie no comportamento ou na realidade das pessoas (sendo que a astrologia não é considerada ciência).

A explicação da Nasa para o Mercúrio retrógrado

“O movimento retrógrado é uma mudança aparente no movimento do planeta no céu. Não é real, pois o planeta não começa a se mover fisicamente para trás em sua órbita”, explica a Nasa, agência espacial norte-americana. 

O que causa essa falsa impressão é o ponto de vista de quem observa, ou seja, a perspectiva dos humanos na Terra

A Nasa acrescenta que isso ocorre em um momento no qual um planeta em movimento mais rápido alcança e passa por outro que se move mais lentamente, dando a ilusão de que ele está indo para trás.

A ilusão de Mercúrio retrógrado explicada no dia a dia

Por meio de exemplos simples, é possível compreender no cotidiano como se dá essa falsa impressão de Mercúrio retrógrado.

Um deles é citado pela própria Nasa. “Fique em pé, lado a lado com um amigo. Peça a ele que caminhe lentamente para frente. Agora, você caminha para frente em uma velocidade maior. Observe seu amigo e pense em como ele está se movendo em relação a você. No início, ele se afasta e, depois, quando você passa por ele, ele parece estar se movendo para trás, embora ainda esteja andando para frente”, exemplifica a agência espacial.

Outra maneira simples de entender a ilusão é em uma rodovia. Nessa situação hipotética, um carro branco e outro preto estão em movimento. 

À medida que o veículo da cor branca acelera e ultrapassa o carro preto, gera-se a impressão de que o automóvel mais lento está se locomovendo para trás (na perspectiva de quem está no modelo branco).

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados