Quais são os tipos de estrelas anãs: o que você precisa saber

No início do século 20, dois astrônomos desenvolveram uma nova classificação de estrelas com base na quantidade de brilho, luz e temperatura que elas emitem em comparação com o Sol.

Publicado 12 de set. de 2023, 18:00 BRT
O Telescópio James Webb observa estrelas de queima lenta dentro de galáxias anãs.

Foto de NASA ESA, CSA, KRISTEN MCQUINN/RUTGERS UNIVERSITY, ZOLT G. LEVAY, ALYSSA PAGAN (STSCI)

espaço sideral é composto por estrelas que variam em brilho, tamanho, cor e comportamento. Em seu ciclo de vida, essas massas quentes de luz e radiação podem se transformar rapidamente e mudar de aparência, informa a Nasa. Outras estrelas, no entanto, podem permanecer inalteradas em sua aparência por bilhões de anos.

As estrelas se formam a partir de nebulosas, uma coleção de poeira e gás em um único ponto do espaço, explica a agência espacial norte-americana. Com o passar do tempo, essa massa composta começa a ganhar volume e se aquece para formar um núcleo interno que funde nêutrons de hidrogênio. Durante seu estado de formação, essas estrelas são chamadas de protoestrelas.

Milhões de anos depois, a temperatura do núcleo de uma protoestrela atinge um ponto que possibilita uma fusão nuclear. Seu núcleo entra em colapso e libera energia enquanto continua a aumentar de temperatura. A estrela resultante começa então um dos estágios mais longos de sua vida, evoluindo para uma estrela da sequência principal

(Saiba mais: Como nasce uma estrela

O que é uma estrela anã?

A maioria das estrelas da galáxia, incluindo o Sol, são estrelas da sequência principal. Durante esse estágio, a fusão nuclear é estável e o hidrogênio em seu núcleo é convertido em hélio. Esse procedimento vital é o mais comum em uma estrela e 90% de suas vidas são passadas na fase da sequência principal.

Entretanto, essas estrelas podem variar em tamanho, cor e temperatura. Assim, elas precisam ser classificadas em diferentes tipos de estrelas

Em 1906, dois astrônomos chamados Ejnar Hertzsprung e Henry Russell estudaram o tempo de vida das estrelas da sequência principal e determinaram que havia uma relação entre a magnitude de seu tamanho, brilho e temperatura.

Para classificá-las, eles as separaram usando uma nomenclatura que chamaram de diagrama de Hertzsprung-Russell (H-R) e distinguiram quais estrelas eram mais brilhantes que o Sol, separando-as como estrelas gigantes (mais brilhantes) e estrelas anãs (menos brilhantes).

(Talvez você tenha interesse em: As estrelas estão desaparecendo? O que dizem os cientistas

Quais são os diferentes tipos de estrelas anãs que existem?

De acordo com a teoria de Hertzsprung e Russell, as estrelas anãs são menos brilhantes que o Sol e podem ser separadas em cores de acordo com tamanho, temperatura e brilho. Estas são as cinco nomenclaturas mais conhecidas do estudo de estrelas da Nasa e da Agência Espacial Canadense (CSA):

Anã vermelha

A estrela vizinha do Sol e a estrela mais próxima do Sistema Solar é uma anã vermelha, chamada Proxima Centauri, localizada a 4 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Centauro, de acordo com a Nasa. As anãs vermelhas são o tipo mais abundante de estrelas de sequência principal no Universo. Elas são pequenas, mas têm vida muito longa.

Anã amarela

A anã amarela mais conhecida pelos seres humanos é o Sol. Elas são estrelas da sequência principal que vivem por aproximadamente 9 a 10 bilhões de anos. No caso do Sol, ele permanecerá em seu estado de anã amarela por pelo menos mais alguns bilhões de anos até que comece a esgotar sua energia e se expandir o suficiente para se tornar uma gigante vermelha.

Anã laranja

Para cada estrela como o Sol, há três vezes mais anãs alaranjadas na Via Láctea. As estrelas um pouco mais frias que o Sol, chamadas de anãs alaranjadas, são consideradas mais adequadas para a vida humana no futuro. A Terra se tornará inabitável para muitas formas de vida em pouco mais de um bilhão de anos, à medida que o Sol se aquecer e secar nosso planeta.

Anã branca

O termo se refere a um grupo de estrelas que, após completarem sua transição para uma estrela do tipo gigante vermelha, retêm apenas seu núcleo como remanescente estelar e estão em processo de resfriamento (um processo gradual que pode levar bilhões de anos).

Uma gigante vermelha é uma estrela que ficou sem hidrogênio e começou a entrar em colapso e a se expandir periodicamente na tentativa de fundir o pouco hidrogênio que resta em seu interior.

Anã marrom

Com massa entre 13 e 80 vezes maior que a do planeta Júpiter, as anãs marrons têm massa suficiente para causar fusão nuclear em seus núcleos, mas essa reação envolve átomos de deutério em vez de hidrogênio normal, como em todas as outras estrelas anãs.