Planeta é devorado por estrela semelhante ao Sol

Esta é a primeira prova registrada por astrônomos da explosão de uma estrela na Via Láctea localizada a 13 mil anos-luz da Terra.

Usando o Telescópio Gemini Sul no Chile, operado pelo NOIRLab e AURA, da NSF, uma equipe de astrônomos observou a primeira evidência convincente de uma estrela moribunda semelhante ao Sol devorando um exoplaneta. 

Arte de Gemini Observatory NOIRLab/NSF/AURA/M. Garlick/M. Zamani
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 3 de mai. de 2023, 15:07 BRT

Este acontecimento, que ocorre apenas algumas vezes por ano em toda a galáxia, é provavelmente o mesmo destino que aguarda Mercúrio, Vênus e a Terra quando o Sol começar os seus estertores de morte, daqui a cerca de 5 bilhões de anos, e se apagar completamente. A projeção é da equipa de investigadores do Telescópio Gemini Sul, no Chile, operado pelo NOIRLab da NSF e pelo Observatório AURA, responsável pelo estudo.

Os resultados da investigação, designada “ZTF SLRN-2020”, foram obtidos através da captação de imagens ópticas do Zwicky Transient Facility (ZTF): um complexo de câmaras de grande campo de visão que estuda o céu noturno através do varrimento por sondas e que, segundo Ryan Lau, um dos astrónomos responsáveis pela investigação, "fornece uma nova perspectiva para encontrar e estudar os milhares de milhões de estrelas da nossa Via Láctea que já devoraram os seus planetas". 

Nas palavras do NOIRLab, a explosão que devorou o planeta produziu alguns resultados curiosos para investigar como estes eventos ocorrem e qual a sua magnitude. Entre eles estão os seguintes dados: 

  • A explosão durou aproximadamente 100 dias terrestres;
  • O material ejetado corresponde a cerca de 33 massas terrestres de hidrogênio e cerca de 0,33 massas terrestres de poeira; 
  • A estrela progenitora tem entre 0,8 e 1,5 vezes a massa do Sol;
  • O planeta que foi engolido pela estrela tinha entre 1 e 10 vezes a massa de Júpiter. 

Porque as estrelas, como o Sol, se expandem

Quando uma estrela do tipo do Sol se aproxima do seu ciclo de vida final, expande-se de 100 a 1000 vezes o seu tamanho e é capaz de engolir todos os planetas mais próximos que a orbitam. É o caso do que deve acontecer com o Sol, cujos planetas mais próximos são Mercúrio, Vênus e a Terra. 

As estrelas expandidas fundem hidrogênio nos seus núcleos quentes e densos, como explica o artigo recentemente publicado pelo NOIRLab. Quando este elemento se esgota, ela começa a queimar outros elementos químicos à sua disposição (tais como hélio e carbono) e a fusão do hidrogênio remanescente é transportada para as camadas exteriores, levando à sua expansão e futura conversão numa estrela vermelha do tipo gigante. 

A importância da investigação, diz o NOIRLab, é que estes fenômenos espaciais podem também ser confundidos com outros tipos de explosões, como erupções solares e ejeções de massa coronal. É por isso que "o Gemini South forneceu esta informação essencial graças às suas capacidades avançadas de óptica adaptativa", como reforçam os resultados do estudo. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados