Como localizar a galáxia de Andrômeda no céu

A galáxia mais próxima da Via Láctea será visível a olho nu em novembro, melhor mês para encontrá-la no céu.

Publicado 3 de out. de 2023, 18:00 BRT

Um mosaico panorâmico da Via Láctea.

Foto de SERGE BRUNIER ESO

Andrômeda, também conhecida como Messier 31 (M31), é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância. De acordo com a Nasa, é possível que a Via Láctea (onde o Sistema Solar e a Terra estão localizados) e Andrômeda colidam dentro de vários bilhões de anos.

Como resultado, prevê a agência espacial norte-americana, os buracos negros localizados em ambos os locais poderiam fundir-se e gerar uma nova galáxia do tipo elíptica.

Por ser um dos objetos estelares mais fáceis de observar no céu noturno, não se sabe quem teria descoberto Andrômeda, como reconhece a Nasa. No entanto, a galáxia é mencionada no “The Book of Fixed Stars” (“O Livro das Estrelas Fixas”), um escrito que data de 964 e que foi escrito pelo astrônomo persa Abd al-Rahman al-Sufi. É neste material que se encontra a descrição mais antiga do objeto espacial.

De acordo com a Nasa, Andrômeda é a galáxia mais próxima da Via Láctea, portanto, é fácil distingui-la entre o aglomerado de estrelas no céu quando visto da Terra. Para observá-la, vale seguir as seguintes recomendações da agência espacial.

Como localizar Andrômeda no céu noturno

Andrômeda é melhor observada durante o mês de novembro de cada ano. De acordo com a Nasa, ela poderá ser vista a olho nu mesmo em áreas com poluição luminosa moderada, devido à sua magnitude aparente de 3,1, que se refere ao equivalente ao seu brilho em relação à sua distância da Terra.

(Talvez você também se interesse por: O que é um ano-luz?)

A maioria das galáxias e nebulosas no espaço é muito fraca para ser vista sem binóculos ou um telescópio. Entretanto, Andrômeda é um caso especial, pois pode ser identificada mais facilmente, assim como as Nebulosas de Órion.

Para observar essa galáxia, a agência espacial aconselha, em primeiro lugar, encontrar um local claro à noite e esperar de 30 a 45 minutos para que o olho se acostume com o céu escuro. A condição mais favorável para encontrar Andrômeda é uma noite de lua nova e céu escuro.

Em seguida, a recomendação é de que se olhe para o noroeste e procure o grande quadrante de Pégaso, um aglomerado de estrelas que forma, justamente, um quadrado. No canto nordeste dessa figura é possível ver três estrelas brilhantes dispostas em uma longa linha que se curva no céu de oeste para leste. Essas três estrelas são parte da constelação de Andrômeda.

Entretanto, para localizar a galáxia em sua plenitude, é necessário olhar para o norte a partir do ponto central dessas três estrelas. Nessa direção, um segundo objeto celeste será visto traçando uma linha ligeiramente curva no céu. Andrômeda fica nas proximidades desta segunda estrela

A Nasa ressalta que, ao observar a galáxia de Andrômeda, o olho humano está enxergando um objeto a 2,2 milhões de anos-luz de distância da Terra.