Angelo Bernardino
Professor de oceanografia e pesquisador da ecologia dos ecossistemas marinhos costeiros e de águas profundas.
Angelo Bernardino
Angelo é professor de oceanografia na Universidade Federal do Espírito Santo, onde estuda a ecologia dos ecossistemas marinhos costeiros e de águas profundas.
Atualmente, trabalha em colaboração com a National Geographic Society para determinar os efeitos do uso da terra e os impactos das mudanças climáticas nos manguezais da região amazônica, que é uma das maiores florestas contíguas de mangue do mundo. Os manguezais amazônicos fornecem alimento e meios de subsistência para milhões de pessoas e serão fundamentais para a agenda climática do Brasil, pois essas florestas são muito importantes para o sequestro de carbono.
No entanto, o papel dos manguezais amazônicos para a subsistência das comunidades litorâneas ainda é incompreendido em sua maior parte. Portanto, esse projeto ajudará a entender e prever melhor a relevância dessas florestas para as populações costeiras da Amazônia, bem como dos manguezais sul-americanos.
O projeto também busca aumentar a conscientização social sobre os efeitos da degradação e desmatamento dos ecossistemas de mangue com o intuito de promover ações e políticas públicas que promovam sua proteção, recuperação e valor para o bem-estar humano.