O que é o bullying?

Um alto número de alunos é intimidado em ambientes escolares. Quais são as consequências?

As escoteiras encenaram uma peça sobre crianças muçulmanas lutando contra o bullying. Anaheim, Califórnia

Foto de Lynsey Addario
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 23 de nov. de 2022, 15:03 BRT

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) define o bullying como conduta de perseguição física e/ou psicológica realizada por um estudante contra outro, de forma negativa, contínua e intencional.

A entidade também indica que é uma "forma de discriminação de alguns estudantes contra outros por causa de suas características ou seu modo de ser.” Os motivos incluem orientação sexual, identidade de gênero, nacionalidade, status migratório, etnia, sexo, status sócio-econômico, status de saúde, deficiência, crenças religiosas, entre outros.

Quantos alunos são afetados pelo bullying

Um terço das crianças são intimidadas nas escolas do mundo, de acordo com um relatório de 2019 da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). 

Segundo os estudantes entrevistados para o estudo, a aparência física é a causa mais comum de bullying, seguida pela raça, nacionalidade e cor da pele. Os jovens LGBTQIA+ também estão mais expostos ao risco de violência e bullying.

A publicação também indica que os meninos sofrem mais violência física, enquanto as meninas são vítimas mais frequentes de violência psicológica. Além disso, o bullying on-line está em ascensão.

Quais são as consequências do bullying?

"O bullying tem um impacto significativo a curto, médio e longo prazo na vida das crianças e adolescentes envolvidos, seja como agressores, vítimas ou observadores", define a Unicef.

Este tipo de violência afeta negativamente as vítimas, diminuindo a auto-estima e a confiança delas, o que pode levar a frequentes estados de ansiedade, depressão, automutilação e até ao suicídio.

(Conteúdo relacionado: Quais são os transtornos de ansiedade?)

Além disso, o bullying tem um impacto significativo na saúde mental das crianças, na qualidade de vida e no desempenho acadêmico. As vítimas, de acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), têm quase três vezes mais chances de se sentirem como estranhos na escola; faltam mais que o dobro das aulas em comparação com aqueles que não são intimidados; e têm piores resultados educacionais.

Para a Unicef, "abordar esta complexa situação em sua dimensão adequada, sem minimizá-la, é responsabilidade de toda a comunidade educacional. No entanto, também deve contar com o compromisso das administrações públicas e das escolas".

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados