Qual a origem do origami?
Uma garota segura um guindaste de papel no museu da paz de sua escola. Hiroxima, Japão.
O origami consiste em criar diferentes formas usando a técnica de dobra de papel, segundo define a Associação Japonesa de Origami em seu site. Esta prática é uma das artes típicas do Japão que tem sido transmitida há séculos.
Quando o dia do origami é comemorado
De acordo com a Associação de Origami, o Dia Mundial do Origami é celebrado em 11 de novembro. A data foi escolhida porque o número 1 representa um lado de um quadrado, portanto, esta data (11º dia do 11º mês) simboliza os quatro lados do papel de origami.
O dia coincide com a Semana Internacional da Ciência e da Paz proclamada pelas Nações Unidas (ONU) e o aniversário da assinatura do Armistício de 11 de novembro que encerrou a Primeira Guerra Mundial.
Segundo a organização, "outra das razões para estabelecer este dia é que ele tem algo em comum com o desejo de paz no origami."
Um avião de origami feito de papel de fibra de cana-de-açúcar.
As origens dos origamis
Segundo a Associação Japonesa, o método de fabricação de papel chegou ao Japão no início do século 7. Lá, um tipo de papel fino, mas resistente, chamado "washi" foi criado.
A princípio, este material era utilizado para copiar sutras (textos do hinduísmo e do budismo) e registros. Mais tarde, porém, começou a ser usado para rituais e para embrulhar oferendas aos deuses.
Entre os séculos 14 e 15, algumas famílias estabeleceram regras de etiqueta que incluía o dobramento cerimonial do papel. Mais tarde, a produção de papel aumentou e os origamis se tornaram ainda mais populares. Foi então, em 1797, que "Hiden Senbazuru Orikata", o livro de origami mais antigo do mundo, foi publicado.
Ao longo dos anos, esta técnica foi introduzida na educação das crianças. "A magnificência do origami, que tem tocado o coração de cada um de nós, transcende as fronteiras nacionais e regionais e se espalha pelo mundo como a linguagem universal do origami", ensina o livro.