Qual a origem do origami?

O significado das figuras criadas com a técnica de dobrar papel está ligado ao desejo de paz. Há quanto tempo ela é praticada no mundo?

Uma garota segura um guindaste de papel no museu da paz de sua escola. Hiroxima, Japão.

Foto de Hiroki Kobayashi
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 11 de nov. de 2022 14:59 BRT

O origami consiste em criar diferentes formas usando a técnica de dobra de papel, segundo define a Associação Japonesa de Origami em seu site. Esta prática é uma das artes típicas do Japão que tem sido transmitida há séculos. 

Quando o dia do origami é comemorado

De acordo com a Associação de Origami, o Dia Mundial do Origami é celebrado em 11 de novembro. A data foi escolhida porque o número 1 representa um lado de um quadrado, portanto, esta data (11º dia do 11º mês) simboliza os quatro lados do papel de origami. 

O dia coincide com a Semana Internacional da Ciência e da Paz proclamada pelas Nações Unidas (ONU) e o aniversário da assinatura do Armistício de 11 de novembro que encerrou a Primeira Guerra Mundial

Segundo a organização, "outra das razões para estabelecer este dia é que ele tem algo em comum com o desejo de paz no origami." 

À esquerda: No alto:

Um avião de origami feito de papel de fibra de cana-de-açúcar.

Foto de SOHEI TERUI
À direita: Acima:

Um guindaste de origami.

Foto de Rebecca Hale

As origens dos origamis

Segundo a Associação Japonesa, o método de fabricação de papel chegou ao Japão no início do século 7. Lá, um tipo de papel fino, mas resistente, chamado "washi" foi criado. 

A princípio, este material era utilizado para copiar sutras (textos do hinduísmo e do budismo) e registros. Mais tarde, porém, começou a ser usado para rituais e para embrulhar oferendas aos deuses. 

Entre os séculos 14 e 15, algumas famílias estabeleceram regras de etiqueta que incluía o dobramento cerimonial do papel. Mais tarde, a produção de papel aumentou e os origamis se tornaram ainda mais populares. Foi então, em 1797, que "Hiden Senbazuru Orikata", o livro de origami mais antigo do mundo, foi publicado.

Ao longo dos anos, esta técnica foi introduzida na educação das crianças. "A magnificência do origami, que tem tocado o coração de cada um de nós, transcende as fronteiras nacionais e regionais e se espalha pelo mundo como a linguagem universal do origami", ensina o livro.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

História
O que é canibalismo?
História
O que aconteceu depois da queda do Muro de Berlim
História
O que foi a Guerra Fria?
História
O que é o Dia dos Mortos?
História
Philip de Edimburgo, o primeiro amor da Rainha Elizabeth 2ª

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados