O que significa o eclipse na mitologia nórdica?

Quando a Lua obscurecia o Sol, as civilizações nórdicas antigas pensavam que o evento estava sendo causado por deuses furiosos ou por um titã animalesco.

Publicado 12 de out. de 2023, 15:12 BRT

Em uma cerimônia de casamento no estilo viking realizada no Festival dos Eslavos e Vikings, que acontece na Polônia, o celebrante toca uma réplica de uma antiga trompa escandinava.

Foto de David Guttenfelder

Os eclipses solares ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra entram em alinhamento total ou parcial. A Nasa (agência espacial norte-americana) explica que, quando isso acontece, a Lua projeta uma sombra sobre a Terra e bloqueia parte ou toda a luz que emana da estrela. Entretanto, como o satélite da Terra não se move na mesma órbita que o Sol e o planeta, os eclipses ocorrem ocasionalmente.

O período em que esses astros estão alinhados é conhecido como temporada de eclipses e pode ocorrer duas vezes por ano, explica a Nasa. Mas até que a ciência pudesse explicar esse evento astronômico, algumas culturas entendiam que os eclipses poderiam ser resultado da “raiva de um deus” ou de um evento sobrenatural.

O significado dos eclipses para a cultura nórdica

Em algumas culturas humanas antigas, os eclipses estavam ligados a uma série de lendas sobre a ordem divina. Para muitas pessoas, um eclipse solar gerava medo e estava ligado a pensamentos de fim do mundo ou da chegada de um terrível evento apocalíptico.

Uma seção do Farmer's Almanac, um periódico americano publicado desde 1818 e que fornece informações sobre clima, astronomia e jardinagem, explica que a cultura nórdica antiga explicava o fenômeno dos eclipses por meio de um mito.

De acordo com esta crença, os deuses do Olimpo nórdico teriam acorrentado um feiticeiro maligno chamado Loki. O homem aprisionado, irritado com o que aconteceu com ele, vingou-se e criou gigantes parecidos com lobos. Um deles engoliu o sol e causou um eclipse. O outro desses animais perseguiu a Lua, tentou comê-la e deu origem aos eclipses lunares.

Por que ocorrem os eclipses: o verdadeiro motivo

Apesar dos mitos e lendas que tentavam explicar o que estava acontecendo no céu, os eclipses solares são, na verdade, uma coincidência cósmica.

101 | Eclipse Solar
Saiba mais sobre este fascinante fenômeno astronômico que ocorre a cada um ou dois anos na Terra.

Farmer's Almanac aponta que, embora o Sol esteja localizado a 150 milhões de quilômetros da Terra, a Lua consegue ocultar sua luz devido à sua distância em relação ao nosso planeta: o satélite natural é 400 vezes menor do que a estrela no Sistema Solar, mas também está localizado 400 vezes mais perto da Terra do que a estrela.

A cada ano, a Lua se afasta 3,78 centímetros da Terra e, no futuro, as civilizações do planeta não poderão conjecturar nenhuma crença ou lenda sobre ela, pois não poderão vivenciar o mesmo fenômeno astronômico que o povo nórdico vivenciou, conclui a Nasa.