Além de Thor e Odin: conheça 4 curiosidades sobre a mitologia nórdica

Deuses, monstros e gigantes fazem parte da rica mitologia nórdica, que desperta o fascínio e a curiosidade de muitas pessoas.

Reencenadores vestem armaduras e escudos em preparação para o combate corpo a corpo durante uma batalha simulada no Festival dos Eslavos e Vikings em Wolin, na Polônia.

Foto de David Guttenfelder
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 30 de ago. de 2023, 20:01 BRT

Um deus poderoso desce do céu envolto em raios e com um martelo em mãos. Com essa simples frase, já é possível saber que se trata de Thor, personagem da mitologia nórdica que ganhou popularidade ao ser visto nas produções da Marvel Studios.

A origem de Thor, no entanto, é bem mais antiga que sua aparição nos quadrinhos e, posteriormente, nos filmes. A figura do deus do trovão é uma das principais dentro do cancioneiro da mitologia nórdica. 

Essa mitologia abrange o conjunto de lendas e crenças dos povos nórdicos, especialmente durante a Era Viking (entre 793 e 1.066 d.C.), em territórios que atualmente pertencem a países como Dinamarca, Suécia, Islândia e Noruega

Confira, a seguir, quatro curiosidades sobre essa mitologia tão rica e que até hoje fascina muitas pessoas.

1. A origem do mundo na mitologia nórdica

De acordo com a Encyclopædia Britannica, plataforma de educação e pesquisa do Reino Unido, um dos relatos sobre a origem do mundo pelo ponto de vista da mitologia nórdica está no poema islandês Völuspá, composto por volta do ano 1.000 d.C. 

De acordo com essa obra, no “início” não havia nada, apenas um grande vazio. Três deuses, incluindo Odin, seriam os responsáveis pela criação do mundo. 

“O sol brilhou sobre as rochas estéreis e a terra foi coberta por ervas verdes. Mais tarde, Odin e os outros deuses encontraram dois troncos de árvores sem vida na praia. Eles os dotaram de respiração, razão, cabelo e rosto, criando assim o primeiro casal humano”, explica a Britannica

Uma pedra considerada lugar de oferenda ao deus nórdico Thor, na Groenlândia.

Foto de Peter Essick

2. Asgard é composta por vários reinos na mitologia nórdica

Asgard é a morada dos deuses, semelhante ao Olimpo na mitologia grega, sendo dividida em 12 ou mais reinos nas lendas nórdicas. 

Entre esses reinos, estão Valhalla, lar de Odin e onde descansam os bravos guerreiros mortos em batalha, além de Thrudheim, o reino de Thor, só para citar alguns.

Outra curiosidade é que, segundo a Britannica, a única forma de chegar a Asgard é por meio da Bifrost, uma espécie de ponte e portal com aparência de arco-íris.

3. Quem é Jörmungand, a grande inimiga de Thor

Entre os grandes inimigos de Thor na mitologia nórdica, está Jörmungand, símbolo do mal que tem a forma de uma serpente de proporções gigantescas. Ela é filha do “deus trapaceiro” Loki com a gigante Angrboda.

“De acordo com a tradição, Thor não conseguiu esmagar o crânio de Jörmungand, e os dois estão destinados a matar um ao outro no Ragnarök (o fim do mundo dos deuses e dos humanos)”, informa a Britannica

4. A inspiração para o Ragnarök teria vindo de catástrofes naturais

mais populares

    veja mais

    A pedra rúnica Anundshog, localizada na Suécia, comemora o amor de um pai viking por seu filho.

    Foto de Robert Clark

    Na mitologia nórdica, Ragnarök é uma série de eventos que levará ao fim do mundo e na qual haverá uma grande batalha final.

    Em algumas versões, diz-se que dois humanos sobreviventes serão os responsáveis por repovoar o mundo. 

    Muitas mitologias apresentam histórias que podem ser relacionadas a acontecimentos da natureza, pois, historicamente, os humanos fazem uso de explicações simbólicas para compreender diferentes fenômenos.

    No caso da mitologia nórdica, não é diferente. Segundo a Britannica, alguns estudiosos acreditam que a ideia do fim do mundo teria sido inspirada em catástrofes naturais devido às semelhanças entre os eventos do Ragnarök e uma grave erupção vulcânica, como o tremor da terra e o escurecimento do céu devido às cinzas. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados