
Por que o Carnaval é um feriado móvel? Saiba como é definida anualmente a data da festa
Bloco de Carnaval na cidade do Rio de Janeiro (Brasil) desfilando pelas ruas do centro da cidade.
Normalmente associado a dias de muita festa em diversos países, especialmente no Brasil, que tem folia de norte a sul, o Carnaval é um dos principais feriados do ano. Em diversos lugares do mundo é celebrado há séculos, com uma origem que remonta às festas pagãs do antigo Império Romano, como explica a Encyclopedia Britannica – plataforma de conhecimento do Reino Unido.
O que é curioso para muita gente é que a cada ano o Carnaval é comemorado em uma data diferente, sendo considerado um feriado móvel que varia não só de dias, como também pode acontecer tanto em fevereiro (na maioria das vezes) como em março, como no caso do Carnaval de 2025.
(Sobre História e Cultura, leia também: Os 5 fatos impressionantes sobre Galileo Galilei, um gênio da ciência em plena época medieval)


Um mulher com fantasia durante os tradicionais "Desfiles de Llamadas" no Carnaval de Montevidéu, no Uruguai.
Ritimistas tocam na bateria de um "Desfille de Llamadas" em Monteviédu, parte já tradicional do Carnaval do Uruguai.
As origens que explicam o Carnaval
Embora o Carnaval seja amplamente associado ao cristianismo, suas origens, na verdade, seriam bem anteriores a essa religião, como afirma uma publicação da revista do Instituto Smithsonian, dos Estados Unidos.
Segundo o artigo intitulado “A Brief History of How Carnival is Celebrated Around the World” (algo como “Uma breve história de como o carnaval é comemorado em todo o mundo"), o Carnaval remonta aos festivais Saturnais (ou Saturnália) da Roma Antiga, celebrados em meados de dezembro em homenagem ao deus Saturno, pai de Júpiter.
A informação coincide com o que afirma a Encyclopedia Britannica sobre a origem histórica do Carnaval, que acaba sendo um tanto obscura. A fonte inglesa reforça que possivelmente o Carnaval teve suas raízes em festivais pagãos, como a Saturnália e a Lupercália. O primeiro era realizado em honra ao deus Saturno e ocorria no solstício de inverno, em dezembro. O segundo acontecia em fevereiro, no mês das divindades infernais e das purificações para os romanos. Ambas as festas duravam dias e eram abastecidas com muita comida, bebida e danças.
Já outras fontes comentadas no artigo da Smithsonian sugerem que o Carnaval começou ainda no antigo Egito. Portanto, associar o Carnaval a uma tradição com raízes exclusivamente ocidentais ou cristãs é provavelmente limitador. Mas a forma como ele é celebrado no mundo moderno, esta sim, é associada ao cristianismo, inclusive em como é calculada a data do feriado.
O Carnaval hoje é comemorado em mais de 50 países e de diferentes formas, com festas em lugares como Brasil, Itália, Suíça, Colômbia, Uruguai, Trinidad e Tobago e até Estados Unidos.

Uma criança com uma fantasia de pássaro durante o Carnaval em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago, no Caribe.
Por que a data do feriado de Carnaval muda anualmente?
O que também é incerta é a origem da palavra “Carnaval”, embora possivelmente possa ser atribuída ao latim medieval carnem levare ou carnelevarium, que significa tirar ou remover a carne. E também é bastante provável que o surgimento dessa palavra esteja associado à sua ligação com o cristianismo e ao fato de ser uma celebração de data móvel, que muda a cada ano.
Isso porque o Carnaval é a festa final antes do início dos austeros 40 dias da Quaresma, durante os quais os cristãos católicos romanos, em épocas anteriores, jejuavam. Esses fiéis se abstinham de comer carne por 40 dias – por isso, antes de iniciar o jejum da Quaresma, eles faziam uma grande festa – o Carnaval – explica a Britannica.
O primeiro dia de Carnaval varia de acordo com as tradições nacionais e locais, mas nos países de maioria cristã tradicionalmente a data anual de sua comemoração segue o calendário cristão. Em geral, a data de início é o domingo de Quinquagesima (o domingo anterior à quarta-feira de cinzas), e o término é a terça-feira de Carnaval.
A data do Carnaval segue a definição de outro feriado móvel, a Páscoa. Segundo a Igreja Católica, a terça-feira do Carnaval deve ocorrer sempre 46 ou 47 dias (se o ano for bissexto) antes do Domingo de Páscoa (cujo significado é a ressurreição do profeta Jesus Cristo) e 40 dias antes do Domingo de Ramos (data que termina a Quaresma e na qual os cristãos que comemoram a entrada de Jesus em Jerusalém, dando início oficial à Semana Santa), afirma a Britannica.
Ou seja, antes de estabelecer quando será o Carnaval em cada ano, primeiro é preciso definir quando será a Páscoa e essa é uma data que segue elementos variáveis.
A Páscoa é celebrada após a primeira Lua Cheia, no equinócio da primavera do Hemisfério Norte – mesmo dia do equinócio de outono no Hemisfério Sul. Assim, de acordo com esse cálculo, nos países que seguem o cristianismo, o Carnaval sempre acontece entre fevereiro e março, mas em dias diferentes.
