Os 5 fatos para descobrir o carnaval de Barranquilla, na Colômbia

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 7 de fev. de 2024, 15:00 BRT
Durante os quatro dias de carnaval, a cidade de Barranquilla é inundada de alegria e cor ...

Durante os quatro dias de carnaval, a cidade de Barranquilla é inundada de alegria e cor com danças, música e fantasias.

Foto de Mark Garten UN PHOTO

carnaval de Barranquilla é um dos eventos culturais mais importantes do ano na Colômbia. Durante os dias oficiais de festividades, a cidade se enche de dança, música e tradições típicas, como explica o Colombia Travel, site oficial de turismo do governo colombiano.

Tal como o carnaval do Brasil, a celebração na Colômbia acontece durante os quatro dias que antecedem a Quaresma, geralmente em fevereiro ou março. 

Para saber mais sobre a maneira como nosso vizinho sul-americano celebra esta festa, conheça alguns dos destaques do carnaval na Colômbia que está  entre um dos maiores do mundo, segundo o Colombia Travel.

1. Qual é a origem do carnaval de Barranquilla?

Esse evento tem sua origem remota no carnaval trazido pelos colonizadores, diz o site da festa. De acordo com o Colombia Travel, a festa é de tradição europeia e foi gradualmente introduzida pelos espanhóis e portugueses nas Américas.

O carnaval de Barranquilla, por sua vez, tem antecedentes também em uma celebração que ocorria na cidade de Cartagena das Índias durante a época em que o território era colônia espanhola. Nesta celebração, as pessoas vindas do continente africano saíam às ruas com instrumentos tradicionais e fantasias especiais para dançar e cantar.

2. O carnaval de Barranquilla é um Patrimônio Mundial da Unesco

A cidade de Barranquilla é um local de convergência de povos e culturas, e um ponto de encontro de diversas tradições. Essa diversidade tem sido visível em muitos aspectos do carnaval ao longo dos anos, como explicam dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A mestiçagem é particularmente evidente nas danças, nos gêneros musicais e nos instrumentos folclóricos do carnaval na cidade, bem como na rica variedade de artesanato, como fantasias, chapéus ornamentados e máscaras de animais.

Devido à sua relevância cultural, em 2003 a UNESCO o declarou uma obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade e, em 2008, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

3. O carnaval de Barranquilla já começa antes mesmo de sua data oficial

Embora o festival oficialmente  se inicie dias antes da quarta-feira de cinzas, as comemorações dão a largada muito antes, tal como acontece com o carnaval brasileiro. O pré-carnaval em Barranquilla já pode ser acompanhado em meados de janeiro.

A partir daí, a cidade se enche de festas de ruabailes e desfiles dos quais participam cerca de 500 grupos folclóricos, além de artistas locais e internacionais, descreve o Colombia Travel.

4. A diversidade está presente no carnaval de Barranquilla

O evento colombiano se destaca pela pluralidade de expressões culturais, que podem ser contemporâneas, modernas, tradicionais e folclóricas. Esse é um aspecto essencial que demonstra a identidade do carnaval de Barranquilla.

Entre as manifestações que podem ser apreciadas durante as celebrações estão: grupos coreográficos que reúnem música, canções, fantasias e outros elementos da cultura mestiça do Caribe colombianodesfiles de fantasias individuais ou coletivas; a presença de comédias e teatro folclórico; além de grupos de pessoas que recitam versos em forma de ladainhas.

5. O Congo de Ouro premia os destaques do carnaval colombiano

Um dos elementos mais representativos do carnaval de Barranquilla é o Congo de Ouro, conta o site oficial do evento. Trata-se de um troféu considerado a maior honra do festival

O prêmio abrange várias categorias: carros alegóricos, danças (como cumbias, garabatos, congos e mapalé), fantasias individuais e coletivas, entre outras.

(Talvez você também se interesse por: Os 5 países mais visitados da América Latina)

A seleção dos ganhadores dos troféus é responsabilidade de um comitê de avaliação que reconhece os indivíduos que se destacam por salvaguardar as expressões locais e cuidar de aspectos como coreografia, música, parafernália (acessórios e elementos da manifestação folclórica), trajes e expressão corporal e/ou oral.

Além disso, o Congo de Ouro é concedido a grupos e conjuntos musicais que competem no Festival de Orquestras e Acordeões, evento realizado na tarde de segunda-feira de carnaval e que vai até as primeiras horas da manhã de terça-feira. 

O carnaval de Barranquilla termina após quatro dias de festividades com o enterro simbólico de Joselito Carnaval, o personagem mais representativo do festival e da alegria da costa do Caribe.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados