Quais são as 3 regiões com mais terremotos do mundo

Devido à localização, alguns lugares do mundo são mais propensos a abalos sísmicos. Confira quais são.

Por Redação National Geographic
Publicado 6 de fev. de 2023, 15:03 BRT, Atualizado 4 de abr. de 2024, 09:05 BRT

Uma mulher olha para um edifício colonial desmoronado após a magnitude 7,2 do Haiti em 2021

Foto de Andrea Bruce

Os terremotos, como os ocorridos na Síria e na Turquia no último dia 6 de fevereiro, são eventos causados pelo deslizamento repentino de uma falha geológica e podem afetar qualquer lugar do planeta em qualquer momento, alerta o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Dessa forma, como afirma a entidade norte-americana, os terremotos ocorrem segundo os mesmos padrões gerais ano após ano, principalmente em três grandes regiões da Terra: na zona sísmica do Pacífico, na zona sísmica de Alpide e na Dorsal Mesoatlântica.

1. Zona sísmica do Pacífico

Trata-se da maior zona sísmica do mundo. Estende-se pelo Oceano Pacífico, onde se registram cerca de 81% dos maiores terremotos do planeta e mais de 450 vulcões ativos. Esse fato deu à região o apelido de Círculo de Fogo ou Anel de Fogo do Pacífico.

mais populares

    veja mais

    2. Zona sísmica de Alpide

    Logo atrás da área sísmica do Pacífico, essa zona representa 17% dos maiores terremotos do mundo, incluindo alguns dos mais destrutivos, como o ocorrido na Indonésia, em 2004. O terremoto gerou um tsunami que matou mais de 230 mil pessoas.

    A área sísmica de Alpide vai de Java (uma ilha da Indonésia) a Sumatra através da Cordilheira do Himalaia, do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico.

    3. Dorsal Mesoatlântica

    A terceira zona sísmica é a Dorsal Mesoatlântica submersa, de acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos. “A maior parte da dorsal se encontra a grande profundidade abaixo d’água e longe dos humanos, mas a Islândia, que está diretamente acima dessa dorsal, já passou por fortes terremotos.”

    Quais são os países com mais terremotos no mundo?

    Por outro lado, o USGS alerta que existem dificuldades para classificar os países com mais terremotos no mundo, ainda que mencione alguns em função do impacto e da quantidade de abalos sísmicos registrada anualmente.

    1. Japão

    Esse país se encontra em uma zona muito ativa e é a rede sísmica mais densa do mundo. Ali ocorre a maioria dos tremores.

    2. Indonésia

    Por mais que o Japão tenha a maior concentração de sismos, o país com a maior quantidade de terremotos é a Indonésia.

    3. China, Irã e Turquia

    São os três países são classificados pela USGS como as nações que sofrem os terremotos mais catastróficos em relação a danos materiais e mortes.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados