O que é desertificação? O fenômeno avança em ritmo alarmante e a América Latina

O Dia Internacional de Combate à Desertificação e à Seca ajuda a compreender melhor esse problema, que é global e pede medidas urgentes de controle.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de jun. de 2024, 17:55 BRT
A América Latina e o Caribe são duas das regiões mais afetadas pela desertificação, informa a ...

A América Latina e o Caribe são duas das regiões mais afetadas pela desertificação, informa a ONU.

Foto de OIKOS PROTEÇÃO CIVIL E AJUDA HUMANITÁRIA DA UE

"O fenômeno da desertificação é um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo", como destaca a Organização das Nações Unidas (ONU) em seu site oficial. Ele também avança “lenta, mas inexoravelmente pelo planeta”, destaca um artigo sobre o tema da National Geographic Espanha, portanto, é preciso tomar ações para reduzir seu impacto.

Para aumentar a conscientização sobre o problema, promover soluções e inspirar mudanças concretas acerca desta questão ambiental, o 17 de junho foi eleito o Dia Anual de Combate à Desertificação e à Seca, como explica a ONU. 

Entenda abaixo o que é a desertificação e como ela afeta pessoas, animais e plantas, comprometendo o meio ambiente

Embora a desertificação não crie paisagens como esta da noite para o dia, esse processo destrutivo é muito difícil de ser interrompido ou revertido. Depois que a camada protetora de vegetação é removida da superfície, o vento e a água das chuvas abrem canais que rompem o solo e o tornam ainda mais suscetível à erosão.

Foto de Anand Varma

O que é desertificação e quais são suas consequências?

Embora inclua a invasão da terra por dunas de areia, o termo não se refere ao avanço dos desertos. Especificamente, a ONU define a desertificação como a "degradação contínua dos ecossistemas de terras secas devido às atividades humanas (como a superexploração da terraa mineração, o sobrepastoreio e a extração indiscriminada de madeira) e às mudanças climáticas".

A agência internacional acrescenta que fatores como o vento e as inundações podem agravar a situação da desertificação, lavando a camada fértil do solo.

Trata-se, portanto, de um problema global com graves consequências para a biodiversidade, a segurança dos ecossistemas, a erradicação da pobreza, a estabilidade socioeconômica e o desenvolvimento sustentável. A ONU alerta, inclusive, que a degradação das terras áridas pode levar ao deslocamento de milhares de pessoas

mais populares

    veja mais

    A desertificação é um problema global com graves consequências para a biodiversidade, a segurança dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável.

    Foto de CAROLYN DRKE PANOS PICTURES

    Em que parte do mundo está ocorrendo a desertificação?

    "A cada segundo, uma área de terra saudável equivalente a quatro campos de futebol é degradada, totalizando 100 milhões de hectares ao ano (o que equivale a uma área do tamanho do Egito)", alerta a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação. E a taxa de degradação está aumentando: dados oficiais mostram que cresce de 30 a 35 vezes a taxa histórica.

    Ainda que atinja quase todo o planeta, a desertificação possui  disparidades em sua taxa de progresso. A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) disponibilizou, em 2023, um Painel de Dados que permite o acesso a uma estimativa parcial do progresso em nível global e regional.

    De acordo com o relatório, a América Latina e o Caribe, e a Ásia Central e Oriental são as regiões que apresentaram uma proporção maior de terras degradadas em 2019 do que se observado globalmente. No entanto, tendências que vêm desde 2015 mostram como a África está se degradando consideravelmente mais rápido do que a média restante.

    Algumas medidas que poderiam reduzir a desertificação incluem o reflorestamento e a regeneração de espécies de árvores, a melhoria da gestão da águaa manutenção do solo bem como seu enriquecimento e fertilização por meio da renovação da cobertura vegetal, entre outras atitudes, acrescenta a ONU.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados