Dia do Café: quem são os principais produtores e consumidores no mundo

Uma das bebidas mais populares do planeta, o café também movimenta a economia e a história de países da América Latina. Descubra mais sobre a importância do famoso “cafezinho”.

Grãos de café torrados na fábrica de café Illy aguardam embalagem. Trieste, Itália.

Foto de Chiara Goia
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 29 de set. de 2023, 16:18 BRT

O café é uma das três bebidas mais populares do mundo, junto com a água e o chá, como informa a Encyclopædia Britannica, plataforma de ensino referência no Reino Unido. E por sua presença mundial, a bebida tem até uma efeméride própria, comemorada em 1º de outubro

Dia Internacional do Café reforça não só sua popularidade, como sua importância – econômica e cultural – em uma região específica onde ficam alguns dos principais produtores do grão. Trata-se da América Latina. 

Nos últimos 50 anos, tanto a produção quanto o consumo de café aumentaram consideravelmente, segundo um relatório de 2015 produzido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Em qual país mais se toma café no mundo?

O café é uma das commodities mais comercializadas globalmente, de acordo com a FAO. Segundo dados do órgão mundial, a União Europeia e os Estados Unidos são os maiores mercados consumidores e importadores do mundo.

No entanto, um artigo publicado em 2023 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, afirma que o país é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Já o tipo de café consumido vem mudando. Também de acordo com o  Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro, atualmente estima-se que cerca de 5% a 10% do consumo de cafés no Brasil já seja de cafés especiais, estejam eles em cafeterias, restaurantes, hotéis, em canais de internet ou em supermercados.

Brasil, o principal produtor de café do planeta

Embora o consumo de café ainda seja maior no Hemisfério Norte, a sua produção ocorre principalmente no Hemisfério Sul, revela um relatório da Organização Internacional do Café (OIC), principal entidade intergovernamental que reúne exportadores e importadores do setor, publicado em abril de 2023.

Os maiores produtores da América Latina são o Brasil (que no ano cafeeiro de 2021-2022 produziu 60,4 milhões de sacas de 60 kg), seguido pela Colômbia (com 11,7 milhões de sacas), Honduras (com 5,5 milhões) e Peru (que produziu 4,2 milhões de sacas no ano cafeeiro de 2021-2022).

Em números, o Brasil é, portanto, o maior produtor mundial do grão e, segundo o artigo do Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro, exportou cerca de 2,2 milhões de toneladas – o equivalente a 39,4 milhões de sacas – somente em 2022. 

O mercado de exportação do café brasileiro reúne 145 países, com destaque para os Estados Unidos e Alemanha, seguidos por Itália, Bélgica e Japão.

Historicamente, o Brasil tem uma longa relação com a produção de café, que vem desde o século 19, quando o país ainda era um Império, e durou mesmo quando se tornou uma república, no século seguinte. 

Desde então, a bebida passou por diferentes ciclos, se tornando um produto de alta qualidade e atualmente uma das principais commodities agrícolas de exportação do país.

Ainda conforme a OIC, a América Latina seguirá sendo a maior região produtora de café do mundo. 

Quais são as principais variedades de café e onde elas são cultivadas

Como explica a OIC, o café pertence à família botânica Rubiaceae.

Os membros desta família incluem gardênias e plantas produtoras de quinino, mas as plantas de café (Coffea) são o gênero mais importante economicamente. Há várias espécies cafeeiras, sendo que todas elas são lenhosas e variam de pequenos arbustos a grandes árvores. 

Entre o gênero cafeeiro, os dois mais importantes economicamente são Coffea arabicaCoffea canephora. Além disso, as duas outras espécies conhecidas são: Coffea liberica Coffea dewevrei, destaca a organização.

De acordo com a Britannica, o café Arábica, como é conhecido, é cultivado principalmente nos países produtores da América Latina, enquanto a variedade Robusta predomina na África. Ambas as espécies também são produzidas na Índia, na Indonésia e em outros países asiáticos.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados