Qual a origem do carnaval?

A festa conhecida por ser colorida e cheia de música está relacionada com costumes religiosos de séculos atrás.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de fev. de 2023, 13:48 BRT

Desfile da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, que foi a campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro, em 2023, com enredo sobre Lampião.

Foto de Fernando Frazão

Apesar do carnaval estar muito relacionado com o Brasil, a festividade também ocorre em muitos países que têm influência católica, como Espanha, Portugal e França. 

Isso porque, segundo a Enciclopédia Britannica (um banco de informações históricas e culturais voltado para a educação mantido por educadores, jornalistas e historiadores do Reino Unido), a origem do carnaval está nos costumes católicos do antigo Império Romano.

De acordo com a enciclopédia, o carnaval vem das festividades finais realizadas pelos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma, período que acontece antes da Páscoa cristã e em que os devotos se abstinham de comer carne, entre outras práticas religiosas. A plataforma inglesa também indica que a própria palavra “carnaval” vem do latim carnelevarium, que significa tirar ou remover a carne

Atualmente, a data do carnaval ainda depende dos 40 dias antes da Páscoa e, por isso, ocorre em dias diferentes todos os anos, mas sempre entre os meses de fevereiro e março. 

(Você pode se interessar em ler também: Tradições do carnaval: heranças negras, multidões e música popular movem a maior festa do Brasil)

O carnaval pode ter origem ainda mais antiga

O carnaval moderno carrega muito da sua origem católica, mas as festas dos antigos romanos podem ter evoluído de festivais primitivos que eram amplamente celebrados antes do cristianismo ser a religião oficial do Império Romano, o que aconteceu em 380 d.C. 

Um deles é um festival feito em homenagem ao início da primavera, do Ano Novo e ao renascimento da natureza – como conta a Enciclopédia Britannica

Já na Itália, mais especificamente, a origem das celebrações também podem estar ligadas aos festivais pagãos Saturnalia e Lupercália. O primeiro era realizado em honra ao deus Saturno e ocorria no solstício de inverno, em dezembro. O segundo acontecia em fevereiro, no mês das divindades infernais e das purificações para os romanos. Ambas as festas duravam dias e eram abastecidas com muita comida, bebida e danças. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados