O que você não sabia sobre a rã mais venenosa do mundo

Conheça as características desse anfíbio, mas tenha cuidado! A rã mais venenosa do mundo pode ser letal para os seres humanos.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 1 de set. de 2023, 16:28 BRT

Outra espécie de anfíbio venenoso é o sapo pertencente ao gênero Ameerega, mas ele não é tão letal quanto a rã-dardo-dourada.

Foto de Charlie Hamilton James

Um pequeno anfíbio conhecido como rã-dardo-dourada (Phyllobates terribilis) é o mais venenoso de sua espécie.  

Segundo o Animal Diversity Web, um banco de dados sobre animais da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estas rãs são bastante letais para os seres humanos.

Isso porque a pele da Phyllobates terribilis está saturada com um veneno que contém toxinas as quais impedem os nervos de transmitir impulsos e, em última análise, causam paralisia muscular na vítima, como descreve a ADW.

Como aponta um artigo de National Geographic, um único exemplar desta rã tem veneno suficiente para matar dez pessoas adultas, que podem ser contaminadas ao entrar em contato com a pele do animal.

Embora rã-dardo-dourada possa conter até 1.900 microgramas de batracotoxinas, entre 2 e 200 microgramas já são suficientes para ter efeitos letais para as pessoas, completa ADW.

A rã-dardo-dourada vive na América do Sul

De acordo com a Fundação ProAves, uma organização que estuda e conserva espécies ameaçadas de extinção na Colômbia, a rã-dardo-dourada é endêmica da Colômbia e está restrita a uma área chamada Cauca, localizada a oeste do país. 

No entanto, segundo a ProAves, a família Dendrobatidae, à qual pertence esse anfíbio, está presente desde o departamento (o que equivaleria no Brasil a um estado) de Chocó, na Colômbia, até a província de Manabí, no Equador. 

Especificamente, elas habitam uma região caracterizada por uma paisagem montanhosa coberta de áreas de cascalho úmido, árvores pequenas e relativamente pouca folhagem. Esses animais vivem no chão da floresta, mas dependem de água doce para sustentar seus filhotes, informa o site da Universidade de Michigan.

(Conteúdo relacionado: Quanto tempo vive o mosquito-tigre, um dos animais mais letais do mundo?)

Por que a rã-dardo-dourada tem esse nome

O fato de ser a rã mais venenosa do mundo é um marco para a vida deste animal. Seu nome vem do fato de que, nos tempos antigos, as tribos indígenas usavam seu veneno para caçar animais, espalhando a ponta do dardo nas costas do animal.

A rã-dardo-dourada é incrivelmente pequena

De acordo com dados da ADW, o comprimento médio do corpo da Phyllobates terribilis é de 47 milímetros, mas as fêmeas (que tendem a ser maiores que os machos) podem chegar a 50-55 milímetros.  

(Veja também: Qual é o animal com a mordida mais poderosa do mundo?)

Rã-dardo-dourada: de onde vem essa cor? 

A maioria dessas rãs possui uma tonalidade amarela brilhante. Entretanto, elas também podem ter outras cores vibrantes e de brilho, que cobrem todo o corpo, indo do verde menta ao amarelo, passando pelo laranja e, às vezes, sendo até brancas. 

Phyllobates terribilis tem listras dorsolaterais em corpos escuros enquanto ainda são jovens. Em contraste, as rãs adultas têm coloração uniforme no corpo e são mais coloridas.

Acredita-se que essa coloração sirva como um aviso aos predadores sobre sua extrema toxicidade.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados